Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Volta às aulas: veja cuidados para ter com a saúde do seu filho o ano todo

iStock
Imagem: iStock

Cristiane Bomfim

Da Agência Einstein

17/01/2020 12h00

A partir de fevereiro, se mantidos os números do Censo Escolar 2019, cerca de 34 milhões de crianças e adolescentes de todo o país devem voltar às aulas ou iniciar a vida escolar em algum ano do ensino infantil, fundamental ou médio. A nova etapa de aprendizado, iniciada com o ano letivo, requer dos pais alguns cuidados para garantir a saúde e melhor vivência dos pequenos.

"O início deste novo ciclo de aprendizado requer atenção das famílias, que precisam estar próximas da escola e se sentirem parte dela tanto quanto as crianças", afirma a pediatra Mércia Lamenha Medeiros, do Departamento Científico de Saúde Escolar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). "Desta forma elas conseguirão acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e perceber questões relacionadas ao seu dia a dia." É importante que os pais estejam atentos a alguns pontos listados em uma cartilha da SBP.

Início da vida escolar ou mudança de escola

Conhecer a escola ou a creche e professores. Uma visita ao ambiente escolar antes do começo das aulas é importante para a adaptação da criança. Não há uma regra: algumas precisam de mais tempo para se adaptar. A escolha da escola deve ser compatível com o estilo de vida da família (costumes, valores, crenças e objetivos). "Nem sempre a melhor escola da cidade vai ser a melhor para o seu filho", diz a pediatra.

Vacinação

Verifique se as vacinas estão em dia. Crianças imunizadas ficam menos doentes e não contagiam os colegas. Sarampo, rubéola e catapora são exemplos de doenças perigosas que podem ser prevenidas. Algumas escolas pedem a carteirinha no ato da matrícula, mas esta é uma responsabilidade dos pais e a falta deste cuidado pode ser considerada negligência.

Alimentação

O cardápio da criança ou do adolescente na escola deve ser o mesmo (ou muito parecido) com o de casa. É preciso que seja balanceado e adequado às exigências das atividades dos alunos. A ingestão de água e frutas precisa ser estimulada pelos pais e professores. É importante tentar evitar as cantinas, a não ser que a proposta esteja alinhada com a rotina familiar. As principais refeições devem incluir legumes, carnes magras e frutas. E o café da manhã é fundamental. Jejum é para o mundo adulto e não para quem está em fase de crescimento e formação.

Sono

Noites bem dormidas são importantes para um bom desempenho escolar. Sendo assim, a adaptação aos novos horários deve começar dias antes do início das aulas, para que os alunos estejam descansados e atentos na sala de aula. Adolescentes são mais sonolentos e precisam dormir por mais tempo. Por este motivo, estudar à tarde pode ser uma boa alternativa.

Peso da mochila

As mochilas devem ter até 10% do peso da criança. Ou seja, se o aluno pesa 50 quilos, a mala pode ter - no máximo - 5 quilos. Além disso, deve ocupar todas as costas até o início do bumbum e sempre ser carregada com as alças nos dois ombros. Quando a opção for mala de rodinhas, é preciso que a altura da alça seja compatível com o corpo do aluno de forma que ele não precise se encurvar. "s mochilas devem ser arrumadas todos os dias para que o aluno leve só o que for necessário.

Visão

A saúde ocular das crianças também merece atenção. De acordo com o oftalmologista pediátrico Mauro Plut, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, os pais devem estar atentos a alguns sinais que podem indicar problemas visuais e, se necessário, procurar um especialista:

- Franzir os olhos para enxergar melhor

- Aproximar-se do quadro negro para ver o conteúdo exposto

- Vermelhidão ou coceira nos olhos

- Pálpebra caída

- Estrabismo

- Dor de cabeça frequente

Audição

Baixo desempenho escolar pode ser um indicativo de problemas de audição. Por isso é bom estar atento quando a criança tem dificuldades para entender o que está sendo dito em volume normal, grita ao falar ou, ainda, precisa olhar para o rosto do interlocutor no momento de uma conversa.

Medicação regular

Pais de alunos que precisam tomar medicação com regularidade em horário de aula precisam informar professores e coordenadores.

Bullying

É papel da escola fazer um trabalho educativo e preventivo sobre bullying, mas pais devem estar atentos às mudanças de comportamento que podem indicar que algo está errado no ambiente escolar. Os sinais são: pesadelos, terror noturno, choro excessivo sem motivo aparente, mudança no hábito alimentar, agressividade, apatia, perda de vontade de ir à escola, choro desmedido ao ir para a aula. "Se a criança passa mal na escola com frequência ou diz que não quer ir de uma hora para outra é porque tem algo errado e que precisa ser investigado", diz a pediatra Mércia, da Sociedade Brasileira de Pediatria.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita