Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Tyson Fury se masturba para "ter testosterona alta"; ajuda na performance?

John McCoy/Getty Images
Imagem: John McCoy/Getty Images

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

16/01/2020 08h27

Durante entrevista, o boxeador britânico Tyson Fury comentou que se masturba sete vezes por dia como uma estratégia de preparação para uma revanche contra o lutador norte-americano Deontay Wilder, marcada para o dia 22 de fevereiro.

Segundo Fury, o hábito ajuda a manter a testosterona alta. "Eu preciso me manter ativo e com alta taxa de testosterona para a luta. Não quero que os níveis baixem", esclareceu, aos risos, ao repórter Manouk Akopyan, do LA Times.

Apesar do tom de brincadeira, a declaração de Fury deixou muitos fãs na dúvida: será que a masturbação pode realmente auxiliar na performance? De acordo com o endocrinologista Roberto Zagury, coordenador do Departamento de Diabetes, Exercício e Esporte da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), não há comprovação de relação causal entre a maior frequência da masturbação e o aumento dos níveis de testosterona.

"O que existe é o 'caminho contrário'. Um homem com testosterona alta tem maior desejo sexual e isso pode levá-lo a se masturbar com mais frequência", explica.

Por que a testosterona é importante para atletas?

A testosterona provoca o aumento da massa muscular, proporciona maior agressividade (fator importante na hora da luta), força, capacidade aeróbia e energia. "Por isso que é considerado doping quando atletas usam anabolizantes para aumentar propositalmente os níveis para competições", esclarece o médico.

Masturbação várias vezes ao dia oferece algum risco?

Segundo o urologista Marcelo Vieira, coordenador da Área de Infertilidade Masculina da SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), não existe nenhum malefício para a saúde do homem. "O excesso do ato, no entanto, pode machucar o pênis e diminuir a concentração de espermatozoides durante alguns dias", explica.

Meu pênis não cresceu muito, será que é por que me masturbei demais?

Universa

Conheça o VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita