Topo

Em frente

Como enfrentar doenças e problemas de saúde vivendo bem


Em frente

Tatum O'Neal, que ganhou Oscar aos 10, revela luta com artrite reumatoide

De Viva Bem, em São Paulo

16/01/2020 08h38

Resumo da notícia

  • A atriz Tatum O'Neal revelou sua luta contra a artite reumatoide
  • Em postagem no Instagram, ela expôs as muitas cicatrizes dos tratamentos e cirurgias
  • "Acreditem ou não, é assim que eu pareço quando estou melhorando", escreveu

Tatum O'Neal, atriz norte-americana que se tornou, em 1974, a pessoa mais jovem a vencer um Oscar competitivo, usou o Instagram para mostrar a sua dramática luta contra a artrite reumatoide.

O'Neal, que ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por Lua de Papel aos dez anos de idade, apareceu em uma imagem chocante, de costas e sem camisa, que expôs todas as cicatrizes e marcas do tratamento.

A atriz Tatum O'Neal - Dimitrios Kambouris/Getty Images - Dimitrios Kambouris/Getty Images
A atriz Tatum O'Neal em foto recente
Imagem: Dimitrios Kambouris/Getty Images

Na artrite reumatoide, o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, incluindo articulações. A doença causa inchaços doloridos, e com o tempo pode levar à erosão dos ossos e a deformidades nas articulações. Em casos graves, ela também ataca os órgãos internos.

"Viver com a artrite reumatoide é assim", escreveu O'Neal na postagem na rede social, enumerando a seguir. "Tenho a cicatriz de uma queda no lado direito do quadril. Outra cicatriz de uma cirurgia na coluna oito anos atrás. E minha marca mais recente é de uma outra cirurgia, em fevereiro. Todas as marcas vermelhas são de compressas quentes".

"Acreditem ou não, é assim que eu pareço quando estou melhorando. Saúde a todo mundo, e vai se f*der, artrite reumatoide", completou.

Em frente