Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Luísa Sonza abre garrafa com dente; hábito pode fazer ele necrosar e cair

Abrir garrfas e morder objetos pode aumentar risco de dentes caírem  - Divulgção Instagram
Abrir garrfas e morder objetos pode aumentar risco de dentes caírem Imagem: Divulgção Instagram

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

14/01/2020 19h07

Luísa Sonza postou um vídeo em suas redes sociais abrindo uma garrafa de bebida com os dentes, no último sábado (11). "Praticidade é tudo", escreveu a cantora, na legenda.

Alguns fãs chegaram a comentar "tá doida?!" na foto, e disseram que ela poderia quebrar o dente. De fato, abrir qualquer objeto com os dentes aumenta a chance de eles quebrarem ou criar feridas na gengiva.

O maior risco é de fratura, já que o dente não tem esmalte suficiente para aguentar esse tipo de força. "O dente pode fraturar até mesmo ao abrir um sachê de ketchup", diz Daniela Balthazar, cirurgiã dentista e implantodontista pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

A cirurgiã dentista ressalta que o hábito pode ser muito perigoso. O que acontece, muitas vezes, é que o dente não fratura na hora e só começa a dar sinais do problema dias ou até meses depois. "O mais comum é a queda dos dentes pré-molares, que são mais usados para abrir determinados objetos. Em alguns casos, ele pode necrosar e cair", diz. O ideal é sempre usar facas ou materiais próprios para abrir esses objetos.

Risco de infecção

Ao abrir a garrafa com a boca, a gengiva também pode ser prejudicada. Além disso, a tampa do objeto provoca cortes e deixa a área exposta a bactérias.

Por isso é muito importante evitar morder e abrir objetos duros, principalmente se eles forem cortantes.

O que fazer se o dente cair?

O indicado é procurar um dentista assim que o problema ocorrer. Normalmente, quando quebra um pedaço bem pequeno do dente, o mais indicado é fazer uma restauração no dentista.

Já quando ocorre uma perda maior do dente, a pessoa precisa ficar com uma restauração provisória até receber um dente artificial de porcelana ou resina.

Quando o problema é ainda pior, e atinge a raiz do dente, o paciente precisa fazer um implante e, às vezes, tratar o canal em conjunto.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita