Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo sugere que temperatura do corpo está diminuindo ao longo dos anos

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

14/01/2020 17h34

Resumo da notícia

  • Uma análise encontrou uma diminuição de 0,03°C na temperatura média do corpo a cada década, desde 1862
  • Os homens "esfriaram" mais do que as mulheres com o passar dos anos, diminuindo em 0,59°C sua temperatura corporal
  • A explicação estaria nas mudanças ambientais, que influenciam o corpo; até o ar condicionado tem um papel por trás da queda de temperatura média

Em média, uma temperatura considerada normal do corpo humano não passa dos 37°C. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) analisou dados de temperatura corporal de 157 anos e descobriu que houve um declínio de 0,03°C por década.

Publicado no periódico eLife na terça-feira (7), o estudo mostrou que os homens que nasceram no começo do século 19 tinham temperaturas 0,59°C maiores do que os de hoje, por exemplo. Entre as mulheres, o declínio foi menor, mas elas tinham uma temperatura 0,32°C maior na década de 1890.

Segundo os cientistas, essas diferenças representam importantes dicas fisiológicas sobre mudanças na saúde e na longevidade humana desde a Revolução Industrial. "O que todo mundo cresceu pensando que era nossa temperatura ideal, está errado", diz Julie Parsonnet, autora sênior da pesquisa. Entretanto, ela não sugere uma mudança na média universal. Isso porque o gênero, hora do dia e idade podem mudar essa temperatura, variando-a de pessoa para pessoa.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores tiveram acesso a 677.423 medidas de temperatura, entre 1862 e 2017.
  • Ao analisarem os dados, eles descobriram que a temperatura corporal dos homens é, em média, 0,59°C mais baixa que a dos homens nascidos no início do século 19.
  • Da mesma forma, a temperatura corporal das mulheres caiu 0,32°C desde a década de 1890 até hoje.
  • No geral, a análise encontrou uma diminuição de 0,03°C na temperatura média a cada década.

Por que a temperatura caiu?

Os autores da pesquisa afirmam que a explicação é simples: nós não somos mais os mesmos. "O ambiente em que vivemos mudou, incluindo a temperatura em nossas casas, nosso contato com micro-organismos e até os alimentos com os quais temos acesso", diz Parsonnet.

Segundo ela, isso significa que estamos mudando fisiologicamente, ou seja, em tese, evoluindo.

A autora ainda aponta que a taxa metabólica média, que indica quanta energia o corpo usa, diminuiu ao longo dos anos. Se o metabolismo diminuiu, a inflamação diminuiu, assim como a temperatura.

A invenção do ar condicionado (ou dos aquecedores) fez com que a temperatura ambiente fosse mais constante, tornando desnecessário gastar energia o tempo todo para manter a temperatura do corpo estável.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita