Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Odeia academia? Estudo revela proteína que imita benefícios do exercício

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

13/01/2020 19h04

Já imaginou conseguir grande parte dos benefícios do exercício físico sem ter que ir à academia? Pesquisadores da Universidade de Michigan (EUA) descobriram que uma proteína pode imitar os efeitos da atividade. A parte ruim? Até agora, os testes foram feitos apenas em moscas e camundongos.

Publicado no periódico Nature Communications nesta segunda-feira (13), o estudo analisou a proteína Sestrin, produzida naturalmente pelo organismo. Já era sabido que ela se acumulava no músculo após o exercício. Agora, os pesquisadores tentaram entender melhor qual o vínculo entre a proteína e o exercício, testando o papel da Sestrin em insetos e roedores.

os pesquisadores concluíram que a Sestrin pode coordenar as atividades biológicas, ativando ou desativando diferentes vias metabólicas. "Esse tipo de efeito combinado é importante para produzir os efeitos do exercício", diz Jun Hee Lee, que liderou o estudo.

Se suplementos de Sestrin são o futuro, os cientistas acreditam que não. Além disso, eles ainda não sabem como o exercício produz Sestrin no corpo. Mas o intuito é esse: "Isso é muito crítico para estudos futuros e pode levar a um tratamento para pessoas que não podem se exercitar", diz Myungjin Kim, que trabalhou em parceira com Lee.

Como o estudo foi feito

  • Os cientistas fizeram moscas se "exercitarem" em um tubo de ensaio por três semanas. Eles compararam dois grupos de moscas que subiam e desciam pelos tubos: um normal e outro modificado no laboratório para não expressar a Sestrin.
  • Normalmente, as moscas podem ficar de quatro a seis horas voando. Os resultados mostraram que as habilidades das moscas normais melhoraram durante esse período. Entretanto, as moscas sem Sestrin não melhoraram com o exercício.
  • O resultado surpreendente veio quando eles superexpressaram Sestrin nos músculos de outras moscas normais: elas atingiram habilidades ainda maiores do que as das moscas treinadas, mesmo sem exercício.
  • Testes em camundongos ainda mostraram que os animais sem Sestrin não melhoraram a capacidade aeróbica, a respiração, nem a queima de gordura, normalmente associadas ao exercício.

5 exercícios fáceis que vão tirar você do sedentarismo

Enquanto o suplemento da proteína do exercício não existe, aqui vão exercícios simples e práticos, que você consegue praticar em qualquer lugar e abandonar de vez o sedentarismo:
  1. Abdominal: Pode fazer no seu quarto, mesmo. Respeite seu limite nas repetições. O exercício fortalece o abdômen e evita dor nas costas.
  2. Subir escadas: Mora ou trabalha em prédio? Evite o elevador e encare os degraus para detonar calorias e fortalecer pernas e glúteos.
  3. Pular corda: A atividade é ótima para melhorar o condicionamento aeróbico e trabalhar a musculatura das pernas. Se não conseguir pular muito tempo, inicie de forma básica: 30 segundos saltando, 30 descansando.
  4. Flexão de braço: Para fortalecer os membros superiores (ombros, braço e peito), você pode começar devagar, apoiando os joelhos, e aumentar as repetições de forma progressiva.
  5. Agachamento: Não fique muito tempo seguido sentado. É possível levantar da cadeira e começar com 10 repetições de agachamento aí no seu escritório.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita