PUBLICIDADE

Topo

VivaBem no Verão

Espaço para curtir o verão com notícias, vídeos e atividades no litoral


VivaBem no Verão

O que é FPS? Quanto passar de protetor? Qual escolher? Tire suas dúvidas

iStock
Imagem: iStock

Fábio Luís de Paula

Colaboração para o VivaBem

13/01/2020 04h00

Para muitas pessoas, mesmo passando protetor solar, ficar queimado e ardido no verão parece inevitável. A boa notícia é que elas estão enganadas. Dermatologistas apontam que é possível se proteger do sol de uma maneira muito simples: escolhendo os produtos adequados.

O primeiro passo para isso é entender o que significa a sigla FPS, que está presente em quase todos os produtos do tipo. As três letrinhas, que se referem a fator de proteção solar, são o principal escudo contra os raios ultravioleta UVA e UVB, nocivos à pele. O número que acompanha o FPS na embalagem do produto quantifica sua capacidade de ampliar e reforçar a proteção que já temos no nosso corpo.

"A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda o uso de protetores com o FPS de no mínimo 30. No caso de maior sensibilidade ao sol, antecedentes de câncer de pele, doenças dermatológicas ou exposição solar mais intensa, níveis mais altos de FPS são necessários", explica Camila Cazerta, dermatologista e conselheira do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

"Os FPS não se somam, ou seja, se aplicar um produto FPS 30 e um outro FPS 50, não vai resultar em um FPS 80. A proteção será equivalente à do FPS 50", desmistifica ela.

Em um segundo momento, mesmo que pareça óbvio, entender a diferença entre protetor, bronzeador e bloqueador, ajuda bastante. O protetor possui grande variação de FPS com a finalidade de interferir na radiação solar e reduzir efeitos negativos, enquanto o bronzeador é um produto com FPS baixo que não impede o escurecimento da pele.

Já bloqueador é um termo antigo, que dava uma ideia equivocada de proteção total, e por isso foi substituído pelo termo protetor. Segundo Cazerta, por mais alta que seja a proteção solar de um produto, não é possível bloquear 100% da radiação que chega à nossa pele.

Os produtos também apresentam características que não são decisivas, mas podem se alinhar com o tipo de pele ou preferências pessoais. Uma delas é a resistência à água, interessante para a prática esportiva ou o uso em situações de lazer, sem falar em texturas e características cosméticas, como loções, cremes, géis, sprays e bastões.

Cristina Abdalla, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês (SP), lembra também que é sempre bom verificar na embalagem se o produto é aprovado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão regulador vinculado ao Ministério da Saúde. "Os produtos prontos, aprovados pela ANS, são mais aconselháveis por que foram submetidos a testes de segurança e eficácia", alerta a especialista.

A regra da colher de chá

Outro ponto relevante é a maneira correta de usar esses produtos. "O certo, na verdade, é que durante o período em que se está na praia ou na piscina, entre um mergulho e outro, a pessoa tome uma ducha de água doce e, em seguida, reaplique uma quantidade de protetor solar. Isso porque a ducha retira uma maior parte do sal ou do cloro, e garante que a pele fique mais hidratada e protegida", afirma Maria Carolina Corsi, dermatologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

O passo a passo básico é aplicar antes de sair de casa, espalhar de forma uniforme e em duas camadas. Além disso, deve-se levar em conta a quantidade usando como referência uma colher de chá para rosto e pescoço, uma em cada braço, duas em cada perna e duas para o tronco.

Outras recomendações, aponta Corsi, são reaplicar o produto a cada duas horas, evitar a exposição ao sol entre as 9h e às 15h, procurar sombra sempre que possível e abusar de chapéus, óculos de sol e roupas adequadas para o calor.

Além disso, a hidratação como um todo também é imprescindível, e o ideal seria consumir aproximadamente dois litros de água por dia.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

VivaBem no Verão