Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Médicos alertam: remédio para diminuir pênis não funciona e inibe ereções

Burt Ward falou sobre tentativa de reduzir o tamanho de seu pênis na década de 1960 - Divulgação / Instagram @boy_wonder_and_ww_robinsgirl
Burt Ward falou sobre tentativa de reduzir o tamanho de seu pênis na década de 1960 Imagem: Divulgação / Instagram @boy_wonder_and_ww_robinsgirl

Nathalie Ayres

Do VivaBem, em São Paulo

11/01/2020 14h54

Resumo da notícia

  • O ator Burt Wards, da série Batman e Robin da década de 1960, contou em entrevista que tentou reduzir o tamanho do seu pênis com medicamentos
  • Especialistas entrevistados por VivaBem afirmam que o bloqueio hormonal por medicação pode levar a diminuição dos testículos, mas não do pênis
  • Além disso, esse tipo de medicação pode causar perda de ereções, infertilidade, osteopenia, fraqueza e perda de massa muscular, entre outros efeitos

O ator Burt Ward, de 74 anos, surpreendeu ao dizer, em entrevista ao site PageSix, que quando interpretou Robin na série Batman e Robin da década de 1960, procurou recursos para diminuir o tamanho de seu pênis, devido ao volume que aparecia em sua fantasia. "Eles pensavam que Robin ficava com uma mala avantajada na televisão", declarou.

Ele contou que foi obrigado pela ABC (empresa de televisão que produzia a série) a procurar médicos para resolver o problema. Foi-lhe recomendado que tomasse alguns medicamentos para reduzir o tamanho de seu órgão sexual. Ward, com entre 19 e 20 anos na época, até começou a tomá-los, mas desistiu. "Fiquei assim por três dias e então decidi que, provavelmente, eles me impediriam de ter filhos. Então, larguei o tratamento e passei a usar minha capa para me cobrir".

O urologista Gustavo Ebaid, médico assistente da Disciplina de Urologia do HC-FMUSP (Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo) e colaborador da Clínica Medicina da Mulher, explica que nenhum medicamento é capaz de reduzir o tamanho do órgão genital. "O bloqueio hormonal, com a redução da testosterona, pode levar à redução do tamanho dos testículos, mas não do pênis", explica o especialista. No caso de Ward, que precisava apenas reduzir o quando seu órgão sexual se projetava na fantasia, poderia haver uma leve diminuição.

Eric Maia, urologista o CAUI - Centro de Atendimento Urológico de Itumbiara (GO), complementa que esse tipo de intervenção só impactaria no tamanho do pênis se o ator ainda estivesse na puberdade. "Todos os recursos que existem podem ser aplicados durante a fase de crescimento da pessoa, mas uma vez que o homem alcance seu alvo genético, nada mais adianta", descreve Maia.

Ward não entrou em detalhes sobre qual foi o medicamento prescrito, mas ambos os médicos acreditam ser um bloqueador da cascata hormonal masculina. Hoje sabe-se que tomar esse tipo de substância pode trazer efeitos graves ao organismo do homem. "É uma castração química, um paciente com a utilização dessa medicação poderia ter perda de libido, disfunção erétil, diminuição da massa muscular, osteopenia ou osteoporose, fraqueza, irritabilidade, etc.", enumera Maia.

Se o tratamento for temporário, pode ser que esses efeitos não permaneçam. "Mas acima de 9 a 12 meses, esses pacientes podem ter esse bloqueio para sempre. Tudo depende também do tipo de bloqueio feito, se for algo mais periférico ou central", ressalta Ebaid.

Ambos os especialistas pontuam que recorrer a esse tipo de tratamento por estética é uma atitude extremamente perigosa e condenável. Vale ressaltar que terapias de modulação hormonal como essa não são recomendadas pelo CFM (Conselho Federal de Medicina).s.

Redução do pênis pode ocorrer devido a alguma doença

Não é comum que homens busquem pela redução do pênis —muito pelo contrário, eles costumam querer aumentá-lo. E a redução do seu tamanho sem ajuda médica também é incomum, e normalmente indica alguma doença. Pode ser sinal de quadros como:

  • Doença de Peyronie --que causa curvatura e com isso reduz o tamanho total do órgão;
  • Priapismo;
  • Fibrose do corpo cavernoso com encurtamento do pênis.

Caso isso aconteça, é importante buscar atendimento médico para entender o que pode estar acontecendo com seu organismo.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

Errata: este conteúdo foi atualizado
O nome correto da clínica em que o dr Eric Maia trabalha é "Centro de Atendimento Urológico de Itumbiara" e não Itimbiara. A grafia da cidade foi corrigida.