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Na praia, escolher "refri" pode ser melhor que suco para sua saúde; entenda

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Imagem: iStock

Daniel Navas

Colaboração para o VivaBem

08/01/2020 04h00

Quando o verão aponta no calendário, é hora de se programar para passar alguns dias —ou horas — em frente ao mar, curtindo aquela praia gostosa. Como geralmente as pessoas permanecem por bastante tempo curtindo o sol, sempre bate aquela fome ou sede.

Mas ao comprar um alimento na praia, além da composição nutricional, é sempre importante pensar nas condições de higiene: como aquele alimento foi preparado e acondicionado para ser vendido embaixo do sol? Sim, muitas vezes, vale optar por uma bebida ou petisco não tão saudável, mas que possua menos risco de estar contaminado por bactérias que causam diarreia, vômitos ou outras infecções gastrointestinais que podem estragar sua viagem. Para ajudar, VivaBem fez um comparativo entre os produtos mais pedidos na praia, e com a ajuda de especialistas, elegeu as escolhas mais seguras. Confira!

Suco X Refrigerante

Por mais que o suco natural seja sempre a melhor opção nutricionalmente falando, quando comparado com o suco de latinha e o refrigerante, o que é vendido pelos ambulantes precisa de maior atenção, afinal de contas fica difícil saber de que forma foi preparado, se a água é filtrada, se o recipiente e os utensílios usados no preparo ou as mãos do vendedor foram bem higienizados. Por isso, a versão industrializada do suco ou o refrigerante são mais seguros. No caso do suco industrializado, dê preferência às opções sem adição de açúcar e livre de corantes artificiais, que são melhores do que os refrigerantes zero, por conta dos aditivos químicos. Fique de olho para ver se encontra alguma opção integral entre os sucos industrializados, que possui maior quantidade de fruta.

Caipirinha X Cerveja em lata

Só pelo valor calórico, a cerveja já ganha de lavada: 150 kcal por dose contra 275 kcal da do destilado. Sem esquecer que a bebida feita pelos ambulantes pode trazer maior risco de contaminação. Mas fica o alerta: exagerar na cerveja também não será nada interessante para a sua saúde. Agora, se você não dispensa uma boa caipirinha, que tal preparar a sua em casa e levar acondicionada em uma garrafinha dentro de uma bolsa térmica?

Milho cozido X Petisco frito

É difícil resistir a um fruto do mar à beira da praia, mas lembre-se que esses alimentos muitas vezes são preparados em gorduras saturadas que a longo prazo geram problemas cardíacos, obesidade entre outras doenças crônicas. Portanto, o milho é a melhor opção, além do que o alimento é rico em fibras e antioxidantes. Só, mais uma vez, tome cuidado com a forma como ele é preparado e acondicionado, já que o calor pode interferir na qualidade da sua composição. Além disso, alguns milhos cozidos são ricos em manteiga e sal, que em excesso são negativos para a saúde.

Açaí X Sorvete

Essa disputa foi a mais acirrada, afinal de contas, a primeira opção é rica em gordura boa e antioxidantes, sendo uma ótima escolha. O problema é que o açaí quase que sempre vem acompanhado de xarope de guaraná (puro açúcar) e normalmente é adicionado leite condensado, leite em pó, vários tipos de frutas, caldas de chocolate etc. Sem esquecer que fica difícil de saber de que forma o produto é armazenado e manipulado. Por isso, a melhor opção é o picolé em frutas industrializado, que já vem embalado e passa pelas normas da Anvisa. Prefira os picolés de fruta, que costumam ser bem pouco calóricos e ajudam a refrescar e a acabar com a vontade de comer um docinho de maneira saudável e sem pesar na balança.

Amendoim torrado X Biju

A primeira opção é a melhor, já que o snack vem com a casca e, portanto, não existe o manuseio direto com o alimento. O que é o contrário do biju, pois não há a certeza de que o produto foi feito e manipulado com higiene. Além disso, no quesito nutrição, o amendoim também sai na frente, por ser rico em gorduras boas e proteínas. Só não exagere muito nas quantidades, pois o alimento é calórico.

Fontes: Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo e especialista em suplementação nutricional aplicada ao exercício pela Universidade de São Paulo (USP); Juliana Garcia, endocrinologista do Hospital Barra D´Or, membro titular da SBEM e da Endocrine Society; e Márcia Terra, nutricionista, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e membro da Academy of Nutrition and Dietetics.

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Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita