Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Expectativa de vida de crianças com câncer aumentou, diz estudo

Taxas de cura aumentaram nas últimas três décadas - iStock
Taxas de cura aumentaram nas últimas três décadas Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

04/01/2020 15h48

A taxa de sobrevivência de crianças e adolescentes diagnosticados com câncer aumentou significativamente nas últimas três décadas estudadas, sugere pesquisa. Publicado no periódico JAMA Oncology na quinta-feira (2), o estudo mostra que as novas abordagens de tratamento foram as responsáveis pela elevação da expectativa, embora os sobreviventes permaneçam em risco de vida útil mais curta.

De acordo com o levantamento, mais de 80% das crianças e adolescentes diagnosticados com câncer agora sobrevivem pelo menos cinco anos. No entanto, eles também são muito mais propensos a enfrentar sérios problemas de saúde e morte prematura na idade adulta. "Embora nossas descobertas sugiram que a sobrevivência a longo prazo deve melhorar, os sobreviventes adultos de câncer infantil permanecem em risco por uma vida útil reduzida", escreveram os pesquisadores.

Durante as três décadas estudadas (1970, 1980 e 1990), a proporção de sobreviventes tratados apenas com quimioterapia aumentou (de 18% em 1970-1979 para 54% em 1990-1999).

Por outro lado, durante o mesmo período, apenas pequenas melhorias na expectativa de vida foram projetadas para os sobreviventes tratados com radioterapia (21 a 17,6 anos) ou com radioterapia e quimioterapia (17,9 anos a 14,8 anos).

Para o maior grupo de sobreviventes por diagnóstico —aqueles com leucemia em 1970-1979 para 8 anos na década de 1990.

Como o estudo foi feito

  • Pesquisadores da Universidade de Harvard, St. Jude Children's Research Hospital e de outros países desenvolveram um modelo de micro-simulação de riscos concorrentes de mortalidade, para estimar a expectativa de vida de cinco anos de sobreviventes de câncer infantil entre 1970 e 1999.
  • Foram usados dados do Estudo de Sobrevivente de Câncer na Infância(44% do sexo feminino e 56% do sexo masculino; idade média no diagnóstico de 7,3 anos)
  • O modelo incluía recorrência tardia, efeitos tardios aos tratamentos (cânceres subsequentes, eventos cardíacos, condições pulmonares e outros) e taxas de mortalidade de fundo nos EUA.
  • Entre a coorte hipotética de sobreviventes de 5 anos de câncer infantil representativa dos participantes do estudo, a expectativa de vida condicional foi de 48,5 anos para sobreviventes de 5 anos diagnosticados na década de 1970; 53,7 anos para a década de 1980; e 57,1 anos para aqueles diagnosticados entre 1990 e 1999.

Novas abordagens

Segundo os autores do estudo, as descobertas destacam a necessidade de novas abordagens terapêuticas para os diagnósticos de câncer. "A radioterapia continua sendo um componente integral do controle local da doença e para o cuidado vigilante dos sobreviventes que receberam radioterapia quando crianças, por exemplo".

Os pesquisadores também alertam para o cuidado entre os adultos que tiveram câncer durante a infância. Esses indivíduos devem seguir com acompanhamento e reduzir seus comportamentos de risco, especialmente porque entre todos os grupos estudados, a mortalidade precoce foi impulsionada principalmente por novos diagnósticos de câncer e problemas cardíacos subsequentes.

"Embora tenhamos percorrido um longo caminho desde os primeiros dias do tratamento em oncologia pediátrica, nosso trabalho está longe de estar completo", escreveram os médicos.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita