Topo

Adele aparece mais magra no Caribe; dieta que cantora fez permite chocolate

Adele durante folga no Caribe - Reprodução/Twitter
Adele durante folga no Caribe Imagem: Reprodução/Twitter

Do VivaBem, em São Paulo

04/01/2020 13h48

A cantora Adele está de férias em Anguilla, uma ilha no Caribe, e suas fotos viralizaram nas redes sociais, por causa de sua aparência. Os fãs comentaram o visual da britânica, que emagreceu 19 kg desde 2017, de acordo com o jornal The Mirror. Além do pilates, a dieta "Sirtfood" —que inclui vinho e chocolate amargo no cardápio— foi aliada na perda de peso.

Apesar de parecer "fácil", o plano alimentar, criado em Londres, não permite qualquer guloseima. De acordo com Cynara Oliveira*, nutricionista e supervisora do departamento de nutrição do Hospital Santa Lúcia, o cardápio baseia-se no aumento da atividade das sirtuínas ou SIRS (Silent Information Regulators) por meio do consumo de alimentos que contém polifenóis, que são compostos naturais.

As sirtuinas são enzimas que teoricamente estão ligadas a benefícios como o aumento da expectativa de vida, emagrecimento, combate a inflamação e estímulo à formação de massa magra. "Elas também são moduladoras do metabolismo do tecido. Em estudos feitos em ratos, a ativação levou à redução da massa gorda e também a transformação da gordura branca em gordura marrom, que é capaz de queimar mais calorias", explica.

Quais alimentos são permitidos e proibidos

De acordo com a nutricionista, os seguintes alimentos são comuns na dieta:

  • Suco de uva
  • Chá verde
  • Chocolate meio amargo
  • Tâmaras
  • Oleaginosas
  • Cebola roxa
  • Limão
  • Rúcula
  • Salsa
  • Couve
  • Frutas vermelhas
  • Cúrcuma
  • Azeite de oliva
  • Trigo sarraceno

Os alimentos proibidos são basicamente aqueles que devem ser evitados qualquer tipo de dieta: alimentos ricos em carboidratos simples, gorduras saturadas e ultraprocessados.

Dieta é feita em duas fases

A primeira fase dura sete dias e é mais restritiva. A segunda, pela qual o paciente deve ficar por duas semanas, tem o objetivo de manter os benefícios ganhos. Algumas pessoas repetem o ciclo diversas vezes ou apenas levam os ensinamentos gerais da dieta para a rotina de alimentação.

"A fase restritiva torna o plano difícil de ser seguido. Isso não favorece que a pessoa seja reeducada e crie hábitos saudáveis em longo prazo. Quando o paciente retoma sua alimentação anterior, pode acabar exagerando e retomando o seu peso anterior, e às vezes, infelizmente, ganhando até mais, devido a queda do metabolismo", indica Oliveira.

Pontos negativos

Segundo Oliveira, o plano alimentar pode não funcionar para todos. "O ajuste no cardápio deve ser personalizado, pois depende de variáveis como a prática regular de atividade física, composição corporal, idade, e histórico de saúde. Não levar em conta esses fatores pode ocasionar deficiências nutricionais e também prejudicar o metabolismo, ocasionando um efeito reverso ao desejado", aponta.

*Fonte consultada em matéria publicada no dia 30/10/19

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita