Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Placenta baixa: quadro pode causar sangramentos como em Andressa Ferreira

Andressa Ferreira teve sangramentos durante a gestação - Reprodução/Instagram
Andressa Ferreira teve sangramentos durante a gestação Imagem: Reprodução/Instagram

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

01/01/2020 16h10

Grávida de seu primeiro filho com Thammy Miranda, Andressa Ferreira relembrou, em entrevista à revista Marie Claire, o medo de perder o bebê após ter um sangramento.

"Tive que ficar de repouso e, logo depois, aos quatro meses de gestação, tive um pouco de sangramento", contou. "Eu estava com a placenta baixa e tive que parar com minhas atividades físicas", afirmou.

Mas o que é placenta baixa?

Também chamada de placenta prévia, o quadro é acontece quando a placenta - o órgão responsável por fornecer alimentos e oxigênio para o bebê — não se forma no local correto e fica na parte de baixo do útero, podendo causar sangramento durante atividades físicas e até no ato sexual.

De acordo com o Manual MSD, quando a placenta recobre o colo do útero, ela é chamada de placenta prévia; já quando o órgão se localiza próximo da abertura do colo, ela é chamada de placenta baixa.

O problema geralmente é diagnosticado durante os exames de imagem do pré-natal. Muitas mulheres não apresentam sintomas, mas outras, como Andressa, acabam tendo sangramentos (particularmente por volta da 20ª semana de gravidez) e também podem sentir cólicas.

Tratamento

Uma vez diagnosticado o quadro, os médicos costumam recomendar a interrupção das atividades físicas e também das relações sexuais. Se o sangramento for pequeno, após um período de repouso, a mulher pode voltar às atividades leves do dia a dia.

Se o sangramento for recorrente, pode-se optar pela internação e até pela antecipação do parto para preservar a saúde da mãe e do bebê. Mas essa decisão só pode ser tomada após avaliação do especialista que acompanha a gestante.

Embora delicado, o quadro de placenta prévia costuma desaparecer sozinho em cerca de 90% das mulheres antes do parto, já que, com o crescimento do bebê e a expansão do útero, a tendência é que ela volte ao seu lugar naturalmente.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita