Topo

6 alimentos para se recuperar da ressaca

Ingestão de líquidos e alimentação leve ajudam a atenuar os efeitos do consumo excessivo de álcool - Getty Images
Ingestão de líquidos e alimentação leve ajudam a atenuar os efeitos do consumo excessivo de álcool Imagem: Getty Images

Danielle Sanches

Do VivaBem, em São Paulo

01/01/2020 15h42

A noite da virada foi bastante festejada e o churrasco do primeiro dia do novo ano também teve sua dose de bons drinques. Depois da celebração, o baque: dor de cabeça, enjoo e outros sintomas clássicos da ressaca, aquele lembrete esperto do organismo avisando que você ultrapassou os limites.

O quadro é provocado principalmente pela falta de hidratação do corpo provocada pela alta ingestão de álcool, que inibe o hormônio antidiurético. Resultado: você faz mais xixi do que deveria e, assim, acaba desidratando.

Além de muita água, manter uma alimentação leve também ajuda a reverter o quadro. Alguns alimentos, inclusive, podem ajudar nessa tarefa. Confira:

Ovo

Ovo cozido com gema mole - iStock - iStock
Imagem: iStock

Além de proteínas, carboidratos e vitaminas do complexo B em sua composição, possui acetilcisteína, um antioxidante que evita a lesão celular, auxiliando na recuperação do organismo, pois fornece a energia necessária para ele se defender de tantas toxinas. Vale investir na versão mexida pela manhã ou até cozida como parte de um jantar mais leve.

Abacate

abacate - iStock - iStock
Imagem: iStock

A fruta, assim como outros alimentos ricos em gorduras saudáveis, reduz a absorção do álcool. Ela é muito bem-vinda pelo organismo por conter ácidos graxos monoinsaturados, cujo principal papel é proteger a parede das artérias que, no caso da ressaca, sofrem com o aumento de toxinas no sangue.

Sopas

Sopa - iStock - iStock
Imagem: iStock

Canja de galinha, sopa de mandioquinha ou de inhame, por exemplo, além de comfort foods poderosas, oferecem bons nutrientes e favorecem a recuperação do estômago e do intestino após os excessos.

Missoshiru

Missoshiru - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

A tradicional sopa japonesa a base de soja possui bactérias fermentadas possui minerais e auxilia a restabelecer os níveis de sódio no organismo. Isso porque o fato de a pessoa estar desidratada, por ter feito muito xixi, tende a aumentar a quantidade de álcool circulando no sangue, desregulando o organismo. Para voltar ao estado normal, é preciso se desintoxicar com a ajuda de líquidos, como o missoshiru.

Água de coco

Água de Coco - iStock/VivaBem - iStock/VivaBem
Imagem: iStock/VivaBem

Rica em potássio, magnésio, cálcio, sódio e carboidratos, a bebida ajuda a repor as perdas minerais causadas pelo consumo do álcool (que provoca muitas idas ao banheiro para urinar). Além disso, ela é refrescante e ajuda a desintoxicar o corpo.

Suco de frutas

sucos de frutas variadas - iStock - iStock
Imagem: iStock

Beber suco ajuda a reidratar o corpo, além de oferecer glicose e ainda ajudar na reposição de sais como potássio, sódio e magnésio, perdidos após as muitas idas ao banheiro para urinar.

O que fazer se a ressaca não passar?

Se, mesmo após a ingestão de líquidos e uma alimentação leve, os sintomas da ressaca continuarem fortes, você pode investir em medicamentos que tratam a dor de cabeça, a náusea e a sonolência, sempre tomando cuidado com a automedicação.

Esses remédios indicados para a ressaca geralmente contêm, em apenas uma dose, antiácido, antialérgico, ácido acetilsalicílico (que funciona como analgésico e anti-inflamatório) e cafeína. O problema é que o anti-inflamatório pode ser tóxico ao tubo digestivo e, se tomado com muita frequência e em doses altas, pode causar úlcera, principalmente em quem já tem problemas gastrointestinais. Por esse motivo, o uso de qualquer medicamento tem que ser orientado por um médico.

*informações consultadas em reportagens publicadas em 09/02/2018, 09/02/2019, 01/01/2019 e 23/08/2019.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita