PUBLICIDADE

Topo

VivaBem no Verão

Espaço para curtir o verão com notícias, vídeos e atividades no litoral


VivaBem no Verão

Após curtir o sol, cuidar da pele adequadamente pode salvar o seu verão

Para evitar a vermelhidão: beba água e hidrate adequadamente a pele após o sol - iStock
Para evitar a vermelhidão: beba água e hidrate adequadamente a pele após o sol Imagem: iStock

Fábio Luís de Paula

Colaboração para o VivaBem

30/12/2019 04h00

Pode ser cansativo ou dar preguiça, mas manter uma rotina de cuidados diários é o melhor caminho para ter uma pele saudável. As particularidades de cada estação do ano exigem atenções distintas, principalmente o verão, uma das épocas que mais oferece perigos para a pele.

"No verão a gente tem que ter algumas adaptações nas nossas rotinas de tratamento, pois ficamos com a pele muito mais exposta ao sol durante mais tempo e com mais intensidade", explica Maria Carolina Corsi, dermatologista do hospital BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Com o astro-rei mais próximo da Terra, o verão proporciona não só temperaturas mais elevadas, mas também uma maior incidência de radiação solar. E como os dias quentes convidam para atividades ao ar livre, a exposição da pele a esses raios vai acontecer.

Após um dia de sol intenso, não basta só ir para casa e tomar uma boa chuveirada, as dermatologistas ouvidas pelo VivaBem explicam que os processos de cuidados pós-sol são iguais ou mais importantes que o pré-sol.

"A exposição à radiação ultravioleta, o contato com o sal do mar e com o cloro da piscina ressecam e sensibilizam bastante a pele. Não cuidar direito dela no pós-sol pode levá-la a perder uma de suas principais funções, que é a de barreira. Sem falar no risco de eczemas e irritações", diz Corsi.

Uma saída certeira para essa etapa é a hidratação como um todo. É essencial beber cerca de dois litros de água por dia, principalmente nos dias mais quentes. Vale também abusar da água de coco e dos sucos naturais.

Oleosidade e vermelhidão

A hidratação também ajuda a evitar oleosidade excessiva no rosto e nas costas, que são áreas de maior produção de sebo no verão, ressalta Camila Cazerta, dermatologista e conselheira do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo).

"Para quem tem a pele mais oleosa, com tendência a ter acne, é importante usar um higienizador. Para auxiliar, tome banho com água morna ou fria e use sabonete apropriado para o seu tipo de pele, além de aplicar hidratante adequado para corpo e rosto após o banho", detalha.

Já Cristina Abdalla, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês (SP), lembra que a pele ressecada no pós-sol pode agravar dermatoses (diferentes crises alérgicas que atacam a pele) prévias. Para ela, o mais importante nessa hora é, além de higienizar, retirar o resto do filtro solar, suor, água do mar ou piscina.

E se você abusou e a pele já está em um estágio de vermelhidão e queimadura, o ideal é investir numa rotina de cuidados que evite o ressecamento da região afetada.

Após o banho, que preferencialmente deve ser o mais rápido possível, o hidratante deve ser aplicado com a pele ainda úmida, para facilitar a absorção. De preferência, que sejam em creme ou loção, pois são texturas melhores para a pele sensibilizada. Evitar sabonetes esfoliantes e o uso de buchas também ajuda.

Produtos que tenham em sua fórmula ativos para acalmar a pele e, ao mesmo tempo, restaurar a função de barreira, são os mais recomendados. Entre eles, Corsi aponta ceramidas, glicerina, manteiga de karité e ácido hialurônico. "Para o rosto, hidratantes específicos para essa região com vitamina C são interessantes, pois possuem propriedade antioxidante", afirma.

Uma alternativa natural para aliviar a sensação de ardência e ressecamento é fazer compressas geladas de chá de camomila, que possui propriedades anti-inflamatórias.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita

VivaBem no Verão