Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cantora morre após mal súbito em show. O que é problema? Dá para prevenir?

A cantora Andreia Ribeiro em registro de seu último show antes de passar mal e morrer - Divulgação
A cantora Andreia Ribeiro em registro de seu último show antes de passar mal e morrer Imagem: Divulgação

Do VivaBem, em São Paulo

29/12/2019 17h32Atualizada em 29/12/2019 22h02

A compositora e cantora de forró Andreia Ribeiro, 34 anos, sofreu um mal súbito durante um show na madrugada deste domingo (29), no Piauí, e morreu pela manhã, após ter três paradas cardiorrespiratórias no Hospital de Urgências de Teresina, onde deu entrada por volta das 6h, segundo reportagem publicada no UOL.

De acordo com o marido e empresário da artista, Laércio Vasconcelos, ao fim da apresentação, Andreia se ajoelhou para agradecer ao público e, quando se levantou, deu um passo para trás e caiu. Na queda, bateu a cabeça, vomitou e inalou o vômito, que entrou no pulmão e a deixou bem debilitada.

Mas o que é mal súbito?

É uma parada cardíaca que pode ter diferentes causas, como um infarto, um AVC (acidente vascular cerebral) ou uma crise convulsiva aguda. A condição é definida pela literatura médica como um quadro que acontece de repente ou em até 24 horas depois que a pessoas foi vista no exercícios de suas atividades normais. Alguns indivíduos morrem instantaneamente; outros falecem após a manifestação de alguns sinais. Porém, dependendo do caso, principalmente quando socorrido rapidamente, o paciente pode se salvar.

O motivo do mal súbito de Andreia ainda não foi revelado. Mas, em boa parte dos casos em pessoas com até 40 anos, a condição está relacionada à obstrução das artérias do coração (que ocorre na isquemia e no infarto, por exemplo) ou a doenças dos músculos cardíaco, como a cardiopatia hipertrófica, condição genética em que o coração aumenta de espessura. Isso gera desarranjo muscular que propicia o surgimento de arritmias graves, especialmente durante a atividade física (que num show é intensa).

Dá para prevenir?

Para reduzir o risco de sofrer um mal súbito é importante adotar um estilo de vida saudável, que diminua a chance de ter problemas cardiovasculares. Entre as principais recomendações estão ter boa alimentação, praticar regularmente atividades físicas, controlar o estresse e a gordura abdominal, ter boas noites de sono etc. Também é essencial realizar um check-up cardiológico regularmente para identificar possíveis doenças silenciosas que possam causar a morte súbita.

Fontes: Fátima Dumas Cintra, professora Livre Docente em Cardiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e membro da diretoria da Sobrac (Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas); Rafael Borsoi, cardiologista do HCFMUFPR (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná) e professor da mesma instituição; Leonardo Pippa Gadioli, médico assistente do Centro de Cardiologia do HCFMRPUSP (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo), doutor em Ciências Médicas e professor do Curso de Medicina da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto); Carlos Alexandre Twardowschy, neurologista, Chefe da Residência em Neurologia e Professor da Faculdade de Medicina da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), consultadas em reportagem de Cristina Almeida, publicada em 08/10/2019.