Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


5 dúvidas sobre sexo que tiramos em 2019 e você nunca diria em voz alta

Reprodução
Imagem: Reprodução

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

26/12/2019 04h00

Sabe aquela dúvida sobre sexo que você guarda há um bom tempo, mas nunca teve coragem de perguntar? Bom, talvez você já tenha questionado seu médico em nome "de um amigo", mas se sua pergunta só foi parar nas buscas de internet, as chances de que o especialista em sexualidade Jairo Bouer já tenha respondido são grandes.

Em 2019, Bouer recebeu as mais diversas perguntas sobre temas como performance sexual, lesões penianas, menstruação, orgasmos e gravidez. Abaixo, listamos cinco perguntas e respostas de assuntos que talvez já tenham passado pela sua mente:

1. Meu pênis é fino. Tem algo que eu possa fazer para engrossá-lo?

Conforme explica Bouer, não há nenhuma técnica reconhecida pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia) para engrossar o pênis. "O resultado das técnicas vendidas por aí não são os mais desejáveis esteticamente. Além disso, há risco de infecções e deformação. Você entraria em uma roubada dessas?", comenta o especialista.

2. É verdade que fazer sexo anal constantemente pode alargar o ânus?

De acordo com Bouer, isso é um mito. "A região do ânus é bastante elástica. No momento da relação sexual, há um relaxamento e após o término, ele volta a seu tamanho natural", explica. O especialista indica, ainda, cuidados essenciais para o sexo anal: sempre usar camisinha e apostar em lubrificantes à base de água para facilitar a penetração.

3. O ponto G realmente existe? Como faço para encontrá-lo?

As pesquisas mais recentes, de acordo com Bouer, apontam que o ponto G não existe. "Sabemos hoje que não existe um ponto específico responsável por dar mais prazer. O que sabemos é que existe o clitóris, que funciona como um gatilho para o prazer, e as regiões que estão em torno dele são mais sensíveis."

4. Não transo há 10 anos! Ficar sem sexo por tanto tempo afeta a saúde?

Se o sexo não faz falta, Bouer explica que ficar sem transar não oferece riscos para saúde. Mas se a atividade é evitada por medos, limitações ou julgamentos, a dica do especialista é tentar entender por que o problema afeta a vida sexual.

5. Sempre gozo antes da minha namorada. Há como fazer o sexo durar mais tempo?

Segundo Bouer, é comum que o homem atinja o orgasmo antes da companheira, por ser realmente mais fácil para o sexo masculino. As mulheres costumam ter outro ritmo e precisam de mais estimulação para o prazer. Para fazer com que os relógios se encontrem, é preciso inventar um pouco mais.

"Caprichar nas preliminares, estimular o clitóris, fazer brincadeiras mais íntimas, sexo oral... Isso tudo dá uma aquecida no casal para o sexo e faz com que a mulher chegue ao orgasmo mais rápido", afirma Jairo.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral norte paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções da atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita