Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


De Bruno Covas a Galvão: famosos que enfrentaram problemas de saúde em 2019

Que tal aproveitar que mais um ano novinho em folha começa e fazer um check-up? - Arte UOL
Que tal aproveitar que mais um ano novinho em folha começa e fazer um check-up? Imagem: Arte UOL

Bárbara Paludeti

Do VivaBem, em São Paulo

23/12/2019 04h00

Aposto que você disse dezenas de vezes esse ano: "Não está sendo fácil" ou "Acaba, 2019". E no campo da saúde, o ano não foi mesmo fácil e se negou a poupar uma série de famosos que enfrentaram diagnósticos de doenças graves e também quadros de problemas inesperados.

Infelizmente, o câncer foi uma doença muito presente, com diagnósticos novos e também remissões. No fim de outubro, o prefeito de São Paulo Bruno Covas, 39, (PSDB) recebeu o diagnóstico de um grave câncer no trato digestivo, com metástase no fígado e nos linfonodos —raro em pessoas jovens. No começo de dezembro, ele teve um sangramento no fígado durante a demarcação do tumor. O político já se submeteu a quatro sessões de quimioterapia com duração de 30 horas cada. Quando está internado tem despachado do hospital.

Vanderlei Luxemburgo está de volta ao Palmeiras, em boa forma, ao menos nas entrevistas - Maurício Rummens/Agência O Dia/Estadão Conteúdo - Maurício Rummens/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
O técnico do Palmeiras descobriu que uma pinta no nariz era, na verdade, câncer de pele
Imagem: Maurício Rummens/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Os treinadores de futebol Vanderlei Luxemburgo, 67, e Dorival Júnior, 57, também foram diagnosticados com câncer. O recém-contratado técnico do Palmeiras descobriu que uma pinta do nariz é câncer de pele, já o ex-técnico do Flamengo passou por uma cirurgia para retirada de um câncer na próstata, tumor descoberto durante exames de rotina após notar o aumento do valor do PSA [enzima que detecta níveis de tumor, utilizada para diagnóstico de câncer de próstata].

A apresentadora e atriz Mamma Bruschetta, 70, descobriu um tumor maligno na região do esôfago por acaso, ao fazer uma endoscopia para avaliar o sistema digestivo antes de uma cirurgia bariátrica. No começo de dezembro, ela retirou o estômago e vai começar um tratamento com químio e radioterapia.

A jornalista Glória Maria (que ninguém sabe a idade) retirou, em novembro, um tumor no cérebro, que foi descoberto após ela bater a cabeça na quina de uma mesa de vidro. "Fui no hospital costurar e os exames para saber a causa do desmaio demonstraram um tumor no meu cérebro que iria me matar silenciosamente a qualquer momento. O tumor formou um edema em volta dele que inflamou e me fez desmaiar", contou.

O cantor Beto Barbosa, 64, retirou, em fevereiro, a bexiga e a próstata por conta de um câncer. Em outubro, ele comemorou que seus últimos exames não apontaram mais células cancerígenas.

Ai, meu coração...

Galvão Bueno no hospital - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Haaaja coração! Galvão Bueno sofreu um infarto em 2019
Imagem: Reprodução/Instagram

Os famosos também não escaparam das doenças cardiovasculares, que já mataram mais de 380 mil pessoas no Brasil só este ano, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Em novembro, o narrador Galvão Bueno, 69, sofreu um infarto em Lima, no Peru, onde estava para narrar o jogo Flamengo x River na final da Copa Libertadores. O apresentador foi internado às pressas e passou por um cateterismo para a desobstrução de uma artéria.

Agora em dezembro, o ator Maurício Mattar, 55, também passou pelo mesmo procedimento após sofrer um infarto no interior de São Paulo.

Em novembro, uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês, Catherine Deneuve, 76, foi internada em estado grave em Paris após sofrer um AVC isquêmico "limitado e reversível". Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o AVC é uma condição comum —estima-se que uma a cada seis pessoas sofrerá do quadro— e é importante saber reconhecer os sintomas para que o atendimento médico seja imediato e as sequelas possam ser amenizadas.

Em junho, o cantor Agnaldo Timóteo, 82, também sofreu um AVC após um pico hipertensivo, acompanhado de vômito e glicemia baixa. No total, ele ficou internado por dois meses.

E teve também quem, apesar das circunstâncias, teve sorte. Marcelo de Nóbrega, 54, filho de Carlos Alberto de Nóbrega, sofreu um infarto seguido de oito paradas cardíacas. O ator e diretor passou por uma angioplastia, para desobstruir a artéria entupida e reestabelecer o fluxo de sangue ao coração. De fato, sobreviver a oito paradas cardíacas sem sequelas é incomum. No entanto, quanto mais rápido o atendimento, maior a chance de sobrevivência e ausência de sequelas.

Não parou por aí!

O apresentador do programa "Hoje em Dia", da Record, Cesar Filho, 59, foi internado em novembro devido a uma diverticulite. Ele contrariou ordens médicas, foi trabalhar e descobriu que seu estado era mais grave do que esperava. O quadro é caracterizado pela inflamação dos divertículos, pequenas bolsas no intestino grosso (chamado de cólon) e causa dor abdominal, náusea e vômito, febre, mudança abrupta de hábito intestinal, com constipação (prisão de ventre) ou diarreia e sangramento por via retal.

Kim Kardashian mostrou rosto com psoríase - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Nem para socialite toda-poderosa Kim Kardashian a vida foi fácil: a modelo revelou que sofre de psoríase
Imagem: Reprodução/Instagram

O ator Bruno Gagliasso, 37, também não teve um ano fácil, por mais que tenha sido agraciado com o aumento da família, com a chegada de Bless e a gravidez de Giovanna Ewbank, ele sofreu um pouco com seu organismo. Logo no começo do ano, ele teve uma crise renal e passou por uma cirurgia para retirar pedras nos rins, o que não é algo fácil, já que causa dores terríveis na lombar e abdome que, dependendo da intensidade, chegam a ser comparadas à dor do parto sem anestesia. Além disso, é possível ter vômitos, desmaios e cólicas extremamente fortes. Já no fim do ano, teve que retirar um cisto na tireoide.

A atriz Cláudia Rodrigues, 47, que enfrenta a esclerose múltipla desde 2000, teve momentos de agravamento do quadro durante 2019. Em março, ela não reconhecia a própria filha e perdeu força até para ficar em pé. Sofrendo da mesma doença autoimune e degenerativa, a atriz americana Selma Blair, 47, contou que o quadro a fez sofrer de disfonia espasmódica, uma desordem neurológica que afeta as cordas vocais e é provoca pela esclerose múltipla. Embora seja um dos sintomas causados pela doença, a condição é rara. Ela também passou por sessões de quimioterapia e afirmou estar com problemas de visão.

O cantor sertanejo Zé Felipe, 21, foi diagnosticado com espondilite anquilosante (também conhecida como artrite espondilite). Esse tipo de artrite é uma doença inflamatória crônica que afeta as articulações da coluna, ombros, quadris e joelhos, principalmente. Normalmente, a dor lombar persistente por mais de três meses é o primeiro sinal da doença.

O jovem ator Danilo Ferreira, 20, que fez parte do elenco da novela global "Segundo Sol", foi diagnosticado com Síndrome de Guillain-Barré em março. A síndrome provoca diminuição de força, alteração de sensibilidade e sensação de formigamento em diversas partes do corpo, como dedos dos pés e das mãos.

Em outubro, o apresentador e colunista do UOL Leo Dias, 44, afirmou que estava sofrendo de uma infecção ocular causada por lentes de contatos. Apesar de não especificar seu problema, infecções como a do jornalista são comuns e geralmente causadas por falta de higiene.

A socialite poderosa Kim Kardashian, 39, revelou sofrer de psoríase. Trata-se de uma doença de pele inflamatória e crônica. O sintoma mais comum é a irritação da pele, com manchas vermelhas e descamações que aparecem principalmente nos cotovelos, joelhos, couro cabeludo e costas, mas podem acometer outras regiões. Por alterar a aparência, é comum que a inflamação mexa com a autoestima dos pacientes, como é o caso de Kim.

Cuide-se

Como dá para perceber, não importa se você é famoso e tem dinheiro ou um simples anônimo, as doenças podem aparecer por acaso, de forma silenciosa, de uma hora para outra e totalmente sem querer. E já que temos um ano inteirinho pela frente, que tal colocar como intenção fazer um check-up de saúde logo no comecinho de 2020?

O ideal é que o check-up seja anual, principalmente para verificar índices básicos como colesterol, triglicerídeos e dosagens hormonais. A partir dos 40 anos, a atenção deve ser ainda maior, pois começa a aumentar o aparecimento de doenças cardiovasculares e degenerativas.

É claro que além do check-up, é preciso ter uma alimentação equilibrada e fazer atividades físicas para garantir uma vida saudável. A mudança de hábitos pode ser considerada uma forma de prevenção para evitar o desenvolvimento de uma doença.

Aqui no VivaBem você lê diariamente reportagens sobre prevenção e dicas para viver uma vida melhor e mais saudável. Cuide-se e previna-se.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral norte paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções da atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita