Topo

5 dicas para aproveitar a ceia de Natal de forma saudável

skynesher/iStock
Imagem: skynesher/iStock

Saúde Brasil*

22/12/2019 12h00

Está chegando uma das épocas mais gostosas: as festas de fim de ano. Mas o que comer nas noites especiais para não abrir mão da saúde? Confira ideias para preparar uma ceia de Natal simples e com opções mais saudáveis:

1. Sai o tender, entram as carnes brancas e magras

Em geral, as carnes típicas do Natal são bastante calóricas. O tender, por exemplo, é derivado do porco, uma espécie de presunto, ou seja: industrializado e com alto teor de sal e gordura. Se quiser comer carne suína, opte pelo lombo, parte mais magra do porco.

O peru, estrela da festa, deve ser consumido com moderação. Assim como as demais aves, o ideal é consumi-lo sem pele e com temperos caseiros. Outra boa opção é o frango orgânico e de base agroecológica. Com capricho na preparação, vira prato natalino para ninguém botar defeito!

Os peixes frescos e os minimamente processados também são ótimos para a ceia. Pelo menor conteúdo de gorduras e, em particular, pela alta proporção de gorduras saudáveis (insaturadas), são excelentes substitutos. Em todos os casos, a preparação é o segredo para ser saudável: opte por carnes assadas, grelhadas ou cozidas.

2. Abuse da criatividade nas preparações

Farofa e arroz são presenças quase unânimes nas ceias de Natal, mas é possível deixar essas preparações mais saudáveis e nutritivas. Eles combinam com frutas secas, lentilha, legumes e castanhas. Saladas com sementes, batatas e diferentes folhas podem servir de entrada e contribuir para uma ceia mais colorida e rica em qualidade nutricional.

3. Tempero bom é feito em casa

A venda das carnes já temperadas é algo muito comum e significa mais sal e mais gorduras saturadas adicionadas a elas. Para a saúde, as preparações caseiras são sempre a melhor saída! Além de garantir a origem do produto, você está consumido algo in natura ou minimamente processado.

Utilize ervas frescas, secas, especiarias, alho, cebola e pimentas. Dá até para brincar com o doce e salgado ao fazer combinações que levem frutas. Já pensou em preparar um molho de mel e laranja para regar as aves, por exemplo? Mais uma vez, deixe a criatividade entrar em ação. Só não esqueça de dosar o sal. Para deixar o prato saboroso, o ingrediente precisa ser usado com equilíbrio.

4. Faça substituições na hora da sobremesa

A famosa dupla de panetone e rabanada podem ser adaptadas para opções mais saudáveis. Em vez de fritas, as rabanadas podem e devem ser assadas no forno. Já os panetones da vez podem ser os artesanais/caseiros, que são feitos com ingredientes mais saudáveis.

Se apenas as opções tradicionais estiverem disponíveis em sua ceia, não tem problema: dose a quantidade e prefira consumir alimentos mais saudáveis durante a maior parte da refeição.

As frutas também são boas opções por serem nutritivas, naturalmente doces e ainda refrescantes. O abacaxi, por exemplo, ainda é uma ótima pedida para o encerramento da sua ceia. Isso porque ele contém a enzima bromelina, que auxilia na digestão das proteínas.

5. Não esqueça de beber água!

A água é sua melhor amiga em qualquer época, mas nas festas de fim de ano, orienta-se maior atenção ao consumo. Ela ajuda no processo de desintoxicação do organismo, inclusive após consumo de bebidas alcoólicas. Vale água de coco, água pura ou água saborizada.

*Site do Ministério da Saúde

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral norte paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções da atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita