Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pesquisadores descobrem circuito cerebral ligado à impulsividade alimentar

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

21/12/2019 14h25

Você está de dieta e não consegue resistir quando sente o cheiro de uma comida bem gordurosa, vai lá e se joga. Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Geórgia (EUA) identificou um circuito específico no cérebro que altera a impulsividade alimentar, criando a possibilidade de os cientistas algum dia desenvolverem tratamentos para lidar com os excessos na alimentação. As descobertas da equipe foram publicadas recentemente no periódico científico Nature Communications.

"Existe um mecanismo em seu cérebro que regula sua capacidade de dizer não (comer impulsivamente)", explicou Emily Noble, professora-assistente da Faculdade de Ciências da Família e do Consumidor da Universidade da Geórgia, que atuou como principal autora do artigo. "Em modelos experimentais, você pode ativar esse circuito e obter uma resposta comportamental específica."

Em um camundongo, os pesquisadores se concentraram em um subconjunto de células cerebrais que produzem um tipo de transmissor no hipotálamo chamado hormônio concentrador de melanina (MCH, na sigla em inglês).

Enquanto pesquisas anteriores mostraram que elevar os níveis de MCH no cérebro pode aumentar a ingestão de alimentos, este estudo é o primeiro a mostrar que a MCH também desempenha um papel no comportamento impulsivo.

Para testar a impulsividade, os pesquisadores treinaram os ratos a puxar uma alavanca para receber uma pastilha "deliciosa, com alto teor de gordura e alto teor de açúcar", contou Noble.

No entanto, os animais tinham que esperar 20 segundos para puxar novamente a alavanca. Se o rato a pressionasse antes do tempo, ele teria que esperar mais 20 segundos.

Os pesquisadores então usaram técnicas avançadas para ativar uma via neural específica da MCH, do hipotálamo ao hipocampo, uma parte do cérebro envolvida nas funções de aprendizado e memória.

Os resultados indicaram que a MCH não afeta o quanto os animais gostaram da comida ou o quanto eles estavam dispostos a trabalhar por ela. Em vez disso, o circuito agiu sobre o controle inibitório dos animais.

"Entender que esse circuito —que afeta seletivamente a impulsividade alimentar— existe, abre a porta para a um dia desenvolvermos tratamento para a compulsão que ajudará as pessoas a seguir uma dieta", concluiu a pesquisadora.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral norte paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço com diversas opções da atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping - Bertioga (SP)
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: Gratuita