PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Pacientes com artrite reumatoide apresentam temperatura mais alta nas mãos

Pacientes com artrite reumatoide assintomática apresentaram maiores temperaturas nos dedos e nas mãos - iStock
Pacientes com artrite reumatoide assintomática apresentaram maiores temperaturas nos dedos e nas mãos Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

26/11/2019 12h45

Resumo da notícia

  • Pacientes com artrite reumatoide apresentaram temperatura maior nos dedos e nas mãos em comparação com indivíduos saudáveis
  • Embora ainda não entendam as razões para isso, os cientistas acreditam que a imagem termal pode ser usada para ajudar no diagnóstico precoce da doença
  • Isso é importante porque alguns pacientes são assintomáticos, o que dificulta o dianóstico da doença de forma precoce com os exames tradicionais

Em um novo estudo, publicado no Scientific Reports, cientistas acreditam ter encontrado uma nova forma de detectar e avaliar a progressão da artrite reumatoide — doença autoimune que causa dor e inchaço nas juntas, especialmente nas mãos, pulsos e joelho.

Eles utilizaram câmeras térmicas para comparar a temperatura nas mãos de pacientes diagnosticados com artrite reumatoide e pessoas que não possuem a doença. Embora cause inflamação nas juntas, alguns pacientes diagnosticados com a doença não apresentam sintomas, dificultando o diagnóstico.

O resultado foi que os pacientes com a doença apresentaram temperaturas maiores do que os indivíduos saudáveis. Os estudiosos, no entanto, afirmaram que precisam de mais análises para entender o motivo que leva a esse aumento na temperatura.

Como o estudo foi feito?

  • Utilizando câmeras termais específicas, os cientistas compararam as imagens das mãos de 21 pacientes com artrite reumatoide e 51 indivíduos saudáveis;
  • Embora diagnosticados com a doença, os 21 pacientes passaram antes por um exame de ultrassom que não acusou a presença de sinovite, uma inflamação no tecido que envolve as articulações e é um dos principais sintomas da artrite reumatoide;
  • Mesmo sem sintomas aparentes, na comparação das imagens termais, os pacientes diagnosticados com a doença apresentaram temperaturas mais altas nas mãos e nos dedos.

Por que isso é importante?

Os sinais clássicos da artrite, como dor e inchaço nas articulações, podem rapidamente evoluir para deformações e danos permanentes se a doença não for diagnosticada e tratada rapidamente.

O problema é que algumas pessoas não apresentam sintomas, o que torna essa detecção precoce mais difícil. E, embora os aparelhos de ultrassom possam identificar a inflamação no início, há algumas limitações para esse tipo de exame.

Os autores do estudo, então, acreditam que o exame térmico pode ajudar os médicos nessa tarefa e ser uma ferramenta a mais na investigação e diagnóstico, já que o processo inflamatório gera alterações importantes de temperatura e calor nos tecidos.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Saúde