Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Pesquisa revela tendências fitness de 2020: tecnologia está no topo

iStock
Imagem: iStock

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

14/11/2019 13h57

Já começou a fazer os planos — e promessas — para uma vida fitness mais regrada no próximo ano? O ranking ACSMs Health & Fitness Trends for 2020, divulgado recentemente, pode ajudá-lo a ter ideias para mudar a rotina e alcançar seus objetivos. Confira abaixo as previsões do que fará sucesso mundialmente:

1) Dispositivos tecnológicos

Forte tendência dos últimos anos, os rastreadores de fitness, relógios inteligentes, monitores de batimentos cardíacos e dispositivos de rastreamento GPS subiram da terceira para a primeira posição desde o ano passado.

2) HIIT (Treinamento intervalado de alta intensidade)

Boa opção para quem tem pouco tempo para treinar, o método HIIT baseia-se em treinos de cerca de 30 minutos com exercícios de alta intensidade e pequenos intervalos para recuperação entre as séries.

3) Aulas em grupo

Definidos como aulas com mais de cinco participantes, os treinos em grupo são aqueles liderados por instrutores que comandam a classe. Aqui entram modalidades como fitdance, ciclismo indoor, jump e diversas outras.

4) Treinos com pesos livres

Aulas ou sessões individuais com acessórios como halteres, kettlebells e medicine balls (bolas com pesos específicos) que tem como objetivo o ganho de força e resistência também aparecem entre as principais tendências.

5) Sessões com personal trainer

O treinamento individualizado para que os alunos consigam objetivos específicos — seja ele online, em academias ou em casa e em locais de trabalho que possuem academia — subiu três posições no ranking de tendências desde o ano passado e segue forte em 2020.

6) Exercício como remédio

A iniciativa Exercise is Medicine foca a encorajar médicos e outros profissionais da saúde a incluírem atividade física e tratamentos associados ao exercício como recomendação para os pacientes.

7) Treinos com peso corporal

Não à toa a tendência segue firme para o próximo ano: ela é barata e eficaz. Agachamentos, burpees e flexões de braço são alguns exemplos de exercícios altamente efetivos que podem ser feitos apenas com o peso do corpo e em qualquer lugar.

8) Programas de condicionamento físico para idosos

Com a população vivendo mais, a tendência enfatiza a necessidade de condicionamento físico da terceira idade para melhorar a saúde e evitar lesões e acidentes como quedas

9) Treinamento com foco em saúde e bem-estar

Neste tipo de treino, que tem uma abordagem mais comportamental e multifatorial, o instrutor concentra-se nas necessidades, visão e objetivos de curto e longo prazo do cliente, usando estratégias de intervenção para mudança de comportamento.

10) Instrutores certificados em métodos diferentes

Aulas como Fitdance, Zumba ou CrossFit precisam ser dadas por instrutores que passaram por cursos específicos. Os treinos costumam ser animados e ganham cada vez mais adeptos, o que consequentemente leva um maior número de profissionais de educação buscarem certificação.

Tendências na América do Sul

Para o nosso continente, as previsões são praticamente as mesmas. Entretanto, treinos para perder peso, aulas online e treinamentos específicos para determinados esportes aparecem entre as 10 primeiras.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.