Topo

Guia Alimentar do Brasil completa 5 anos; conheça as recomendações

Getty Images
Imagem: Getty Images

João Peres

Colaboração para o VivaBem

08/11/2019 04h00

A nova versão do Guia Alimentar para a População Brasileira completou cinco anos no início de novembro. Ele foi lançado no dia 5 de novembro de 2014 pelo Ministério da Saúde. A mensagem de que se deve evitar alimentos ultraprocessados é uma das inovações do documento, que rompeu com paradigmas ao falar sobre agricultura, sustentabilidade e mudanças culturais que prejudicam a boa alimentação.

Vale lembrar que o principal objetivo do guia é oferecer à população informações confiáveis sobre alimentação saudável e também sobre a prevenção de doenças crônicas como obesidade e diabetes para ajudar os brasileiros a fazerem melhores escolhas alimentares.

"Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. A regra de ouro é: descasque mais e desembale menos", diz o guia. Em outras palavras, prefira grãos, legumes, verduras e raízes a biscoitos industrializados, salgadinhos, iogurtes repletos de açúcar, macarrões instantâneos e refrigerantes.

Guias alimentares apareceram com força nos Estados Unidos dos anos 1980, quando a obesidade se tornava uma preocupação, e tomaram força na década seguinte com uma recomendação oficial da FAO (Agência das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) e da OMS (Organização Mundial de Saúde) para que os países publicassem diretrizes gerais nessa área.

Capa Guia Alimentar para a população brasileira - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

No Brasil, a primeira versão editada pelo Ministério da Saúde é de 2006. O documento era voltado especialmente a profissionais da área e primava por recomendações alimentares divididas por nutrientes e porções; ou seja, havia um aspecto muito mais prescritivo. A versão mais recente, de 2014, rompe com tudo isso.

"No Guia anterior havia a tendência de falar a partir dos nutrientes, como se uma alimentação saudável pudesse se fechar na questão dos nutrientes", analisa Maria Laura Louzada, integrante do Nupens (Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde) da USP (Universidade de São Paulo). Ela atuou na equipe que formulou o documento.

Se oito anos antes a obesidade era uma questão que ganhava relevância aos poucos, em 2014 já não havia dúvidas da gravidade da situação. O público-alvo também era outro, o que se reflete no próprio nome da publicação: a população brasileira. O Guia não divide alimentos por nutrientes, nem prescreve porções de ingestão diária. No lugar, preocupa-se com os métodos de processamento dos alimentos, emitindo um alerta de que se evite ultraprocessados.

"O Guia Alimentar para a População Brasileira é um marco, principalmente, pela inclusão de considerações sobre sustentabilidade da dieta e por utilizar uma classificação de alimentos baseada no nível de processamento", diz Carlos González-Fischer, pesquisador na Universidade de Buenos Aires e autor de uma revisão sobre guias feita para a FAO.

Ele analisou todos os documentos publicados ao redor do mundo. Apenas quatro entre os 83 existentes falam sobre sustentabilidade. E o do Brasil é o único com uma abordagem holística, preocupando-se não apenas com o impacto ambiental de ultraprocessados, mas com questões sociais e econômicas.

"A depender de suas características, o sistema de produção e distribuição dos alimentos pode promover justiça social e proteger o ambiente; ou, ao contrário, gerar desigualdades sociais e ameaças aos recursos naturais e à biodiversidade", resume o Guia.

A clareza do documento brasileiro é também algo raro. Nos Estados Unidos, as diretrizes são revisadas a cada cinco anos, num processo sempre marcado por tensões e pressões empresariais. Pesquisas científicas e reportagens comprovam como essas pressões levam a orientações confusas.

A versão americana de 2015, por exemplo, tem cinco regras-chave que têm foco em nutrientes, algo de difícil compreensão para as pessoas em geral.

  • Siga um padrão alimentar ao longo da vida. Padrões alimentares são a combinação de comidas e bebidas que uma pessoa ingere ao longo do tempo.
  • Foque em variedade, alimentos densos nutricionalmente, e quantidade.
  • Limite as calorias de açúcares adicionados e gorduras saturadas, e reduza a ingestão de sódio.
  • Mude para escolhas de alimentos e bebidas saudáveis.
  • Apoie padrões alimentares para todos.

No caso brasileiro, a elaboração das linhas gerais do documento foi dividida entre o Ministério da Saúde e o Nupens, coordenado pelo professor Carlos Monteiro, da Faculdade de Saúde Pública da USP. Ele é o criador da classificação NOVA, que justamente divide os alimentos de acordo com o processamento.

Maria Laura Louzada entende que o documento do Ministério da Saúde posicionou "de forma quase definitiva" esse novo paradigma. "A partir do guia a gente viu que as coisas não estavam separadas. Que os alimentos ultraprocessados tinham um perfil pior de nutrientes sim, e que também estavam associados à forma como as pessoas consumiam. Estavam ligados com a tendência de estar menos à mesa e associados a um maior impacto ambiental. Foi a partir do conceito de ultraprocessamento que começamos a pensar nos modos de comer, nos modos de produção dos alimentos. Com certeza foi uma escala."

Com base no Guia, o Ministério da Saúde editou uma portaria proibindo a comercialização de ultraprocessados em suas dependências, o que inclui autarquias e centros de pesquisa. O Uruguai publicou um documento muito parecido ao brasileiro e, a partir dele, decidiu promover uma série de políticas de desestímulo ao consumo desses produtos.

A Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do ministério criou manuais de orientação para a aplicação do Guia no Sistema Único de Saúde, em particular entre as equipes que trabalham no atendimento dos programas de saúde da família. E elaborou uma versão resumida do Guia e vídeos que condensam as ideias-chave.

Confira 10 dicas para uma alimentação saudável e adequada baseadas nas informações do guia:

  1. Faça dos alimentos in natura ou minimamente processados a base da alimentação;
  2. Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades;
  3. Limite o consumo de processados;
  4. Evite o consumo de ultraprocessados;
    DICA: De acordo com a cartilha Alimentação Cardioprotetora, uma boa forma de identificar um alimento ultraprocessado é observar a lista de ingredientes na embalagem do produto. Em geral, se são descritos cinco ingredientes ou mais, o alimento é classificado como ultraprocessado, especialmente quando os ingredientes são basicamente formulações industriais ou com nomes desconhecidos.
  5. Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados, sempre que possível, com companhia;
  6. Faça compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
  7. Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias;
  8. Planeje o uso do tempo parar dar à alimentação o espaço que ela merece;
  9. Quando estiver fora de casa, dê preferência a locais que servem refeições feitas na hora;
  10. Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas.
    DICA: Fique atento às informações em destaque na embalagem, como "zero açúcar", "livre de gorduras trans", "natural", "caseiro", "igual ao da vovó", pois isso não significa que o produto é saudável.

Fonte: Ministério da Saúde

Caso queira acessar o guia completo, clique aqui ou a versão de bolso, reduzida, aqui (ambos em pdf).

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.