Topo

Papo Cabeça

O psiquiatra Jairo Bouer tira dúvidas sobre saúde mental


Aos 55 anos, voltei a menstruar e sinto dores. É sinal de menopausa, Jairo?

Do VivaBem, em São Paulo

07/11/2019 04h00

A leitora conta que está com 55 anos e, após um ano sem menstruar, o sangramento voltou. "Estou com miomas e sinto muitas dores. Faz parte da menopausa? Corro risco de ter hemorragia?"

O especialista em sexualidade Jairo Bouer explica que os últimos ciclos menstruais da mulher podem ser muito irregulares devido a alterações hormonais que ocorrem nessa fase da vida. "Mas voltar a ter sangramentos após um ano é sinal de alerta para marcar uma consulta com o ginecologista e avaliar o que está acontecendo", indica Jairo.

Segundo o médico, o problema pode ser gerado tanto pela proximidade da menopausa quanto por miomas, inflamações e até um processo tumoral que está causando sangramento. "É importante fazer uma investigação completa para identificar o que está ocorrendo e iniciar o tratamento o quanto antes."

Tem alguma dúvida sobre sexo? Mande um email para drjairobouer@uol.com.br e acompanhe o @Saúde toda quinta-feira no VivaBem.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.