Topo

Como Consegui

Histórias de quem mudou hábitos em busca de mais saúde


Sozinho na Europa e mal de saúde, ele perdeu 28 kg em 3 meses só com dieta

Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Pamela Marul

Colaboração para o VivaBem

31/10/2019 04h00

Aos 23 anos, Lucas Milioli Zappelini pesava 125 kg. Após passar muito mal, o catarinense ficou com medo de ter alguma doença grave devido ao excesso de gordura corporal e decidiu mudar a alimentação. Em três meses, ele eliminou 28 kg apenas com dieta, começou a malhar, ganhou autoestima e viu até algumas oportunidades surgirem na carreira artística. A seguir, Lucas conta como emagreceu:

"O ano era 2017. Resolvi sair de Criciúma (SC) e buscar oportunidades de trabalho em Portugal. Minha ideia era buscar melhores condições de seguir minha carreira musical na Europa, pois a paixão pela arte e pela música sempre me moveu.

Nessa época eu pesava 117 kg, mas não aparentava estar muito gordo. Como tenho 1,84 m de altura, a estatura ajudava a disfarçar o excesso peso. Só que tudo o que planejei deu errado quando cheguei em território português em um mês aqui engordei 8 kg, além de desenvolver uma gastrite crônica.

Lucas 2 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Comecei a trabalhar como cozinheiro em um restaurante onde podia comer e beber o que queria. O álcool, as pizzas, o excesso de carnes vermelhas e as sobremesas cheias de manteiga e açúcar eram meus 'melhores amigos'.

Minha alimentação não era nada saudável e um dia passei muito mal. Tive uma leve sensação de ter levado uma facada no baço. Fiquei atordoado por alguns minutos sem entender nada e, quando voltei, ao normal estava no caminho para casa. Simplesmente sai do trabalho e fui embora. A partir desse momento decidi que faria tudo diferente.

Tive medo de ter algum problema grave por causa da alimentação ruim. Estava sozinho na Europa, sem plano de saúde, fiquei extremamente desesperado e percebi que precisava cuidar do corpo"

Decidido a mudar, iniciei um processo de reeducação alimentar radical, algo que não recomendo a ninguém. Segui uma dieta vegana e, além dos alimentos de origem animal, cortei álcool e farinhas do cardápio. Só comia coisas vindas da terra, mas percebi que não conseguiria manter um plano alimentar assim por muito tempo. Então, aos poucos, além de folhas, frutas e legumes, passei a incluir no menu peixes e ovos —e deixei de me 'proibir' de comer carne ou o que sentisse vontade.

Lucas 3 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal
Nesse processo, mudei de trabalho, o que me permitiu preparar meu próprio alimento. Isso me ajudou muito. Por mais que tivesse a liberdade de comer o que quisesse, estava muito focado. Depois de três meses de dieta eu já sentia as roupas folgadas e resolvi subir na balança. Tinha fé de que após esse tempo de dedicação teria perdido entre 10 kg e 15 kg, mas a surpresa foi enorme!

Eliminei 28 kg em três meses somente com alimentação. A frase 'Você é o que você come' fez muito sentido nesse momento. Animado com o resultado, resolvi começar a treinar e cheguei a 85 kg. Hoje, me mantenho entre 87 kg a 90 kg. O peso não me preocupa tanto, gosto mais de cuidar das medidas e densidade de massa magra.

Tenho o cuidado de pesar todas as minhas refeições, para não cometer o erro de consumir mais ou menos macro e micronutrientes que meu corpo preciso. Além disso, cozinho alimentos variados e não fico só naquela dieta 'seca e chata'. Faço molhos, como arroz, como tudo, sigo um cardápio bem flexível. Não tenho medo de testar alimentos e receitas ou exercícios. Fiz do meu corpo uma máquina de experimentos saudáveis, e a cada nova descoberta eu me amava mais, a autoestima cresceu muito.

Treino de cinco a seis vezes por semana e meu foco agora é definir o corpo. Faço musculação e depois 40 minutos de aeróbico. Normalmente, deixo os treinos mais pesados para os dias de folga, para ter um melhor descanso após o exercício.

A autoestima que ganhei por estar mais magro e saudável fez com que eu conseguisse demonstrar melhor meu talento e algumas oportunidades surgiram na carreira artística. Estou dando meus passos na música e na vida. Continuo trabalhando como cozinheiro, por questão de necessidade, mas ainda vou conseguir um espaço maior na música e, claro, sem nunca deixar de treinar e me alimentar bem!"

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.