Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Nova tecnologia controla melhor o diabetes tipo 1, indica pesquisa

MarkHatfield/iStock
Imagem: MarkHatfield/iStock

Do VivaBem, em São Paulo

28/10/2019 15h10

Ser diagnosticado diabetes tipo 1 muda significativamente a rotina dos pacientes, que precisam monitorar regularmente seus níveis de açúcar no sangue para garantir que não se tornem perigosamente altas ou baixas.

Atualmente, pessoas com o quadro precisam picar o dedo várias vezes ao dia para medir seus níveis de açúcar no sangue ou utilizar um monitor de glicose. Dependendo dos números, é indicado que os pacientes administrem insulina.

Mas uma nova forma de tecnologia testada recentemente e descrita no periódico New England Journal of Medicine poderia substituir esses métodos convencionais.

Como o estudo foi feito

  • A pesquisa analisou um tipo específico de pâncreas artificial (Control-IQ system), dispositivo que monitora e regula os níveis de glicose no sangue. Quando o aparelho detecta que a pessoa necessita insulina, uma bomba libera o hormônio no corpo.
  • 168 pessoas com diabetes tipo 1 e com idade mínima de 14 anos foram recrutadas.
  • Mais de 100 participantes foram designados para usar o novo sistema. Outros 56 pacientes formaram um grupo de controle que usava terapia com bomba e sensor que não alterava as doses de insulina automaticamente.
  • Os pesquisadores queriam que os pacientes seguissem suas vidas como o de costume, para não monitorar os sistemas remotamente. Os participantes, no entanto, entraram em contato com os pesquisadores a cada poucas semanas para verificar os dados do dispositivo.
  • A equipe observou em quanto tempo que níveis de glicose no sangue atingiram uma faixa alvo de 70 a 180 miligramas por decilitro.

Resultados

Os resultados mostraram que os níveis de açúcar no sangue das pessoas que usavam o sistema Control-IQ estavam na faixa alvo por cerca de duas horas e meia por dia a mais do que anteriormente. Aqueles que usaram o outro tipo de terapia não passaram nenhuma mudança considerável.

O sistema também melhorou o controle da glicose no sangue dos participantes durante a noite — um avanço importante para pessoas cujos níveis caem significativamente quando dormem.

"Ao tornar o gerenciamento do diabetes tipo 1 mais fácil e preciso, essa tecnologia pode reduzir a carga diária da doença, além de potencialmente reduzir as complicações do diabetes, incluindo doenças oculares, nervosas e renais", afirmou Griffin P. Rodgers, um dos responsáveis pela pesquisa, ao site Medical News Today.

Segundo a equipe responsável, essas descobertas indicam que esse sistema tem o potencial de melhorar a saúde das pessoas que vivem com diabetes tipo 1, além de tornar os cuidados mais simples.