Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Lilia Cabral revela 3 segredos para casamento longo; veja mais dicas

Reprodução Instagram/ @lilia_cabral
Imagem: Reprodução Instagram/ @lilia_cabral

Giulia Granchi

Do VivaBem, em São Paulo

23/10/2019 14h16

Em seu novo trabalho, o filme "Maria do Caritó", Lilia Cabral vive uma personagem cinquentona que procura seu primeiro amor no cinema. Nos bastidores do programa Altas Horas, a atriz contou que já chegou a fazer simpatias para arranjar namorado na adolescência, mas encontrou seu grande amor anos depois, o economista Iwan Figueiredo, com quem já soma 25 anos de casada.

De acordo com ela, o segredo para um relacionamento tão longo é "uma amizade muito grande, a cumplicidade e o respeito".

É claro que não há uma fórmula perfeita para um casamento de sucesso, mas de acordo com Marina Simas de Lima, psicóloga especializada em sexualidade humana, pela FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)*, existem ações das quais a maioria dos casais pode se beneficiar e que podem contribuir para um relacionamento longevo.

Tempo na companhia um do outro

Atividades como o trabalho, tarefas em casa e entretenimento digital —que atire a primeira pedra quem nunca deitou do lado do parceiro (a) só para ficar olhando o Instagram— podem prejudicar o casal. "Essa falta de convivência de qualidade, de realmente estar com o foco no outro, faz a gente perder a intimidade e o olhar de admiração pelo parceiro", aponta Lima.

Como melhorar o quadro? De acordo com a especialista, uma dica é definir, no meio da rotina corrida, tempo exclusivo para o casal, momentos para fazer essa reconexão. "Não precisa ser uma grande viagem. Pode ser uma saída para jantar uma vez por semana, uma caminhada a dois, um momento só do casal", aponta.

Respeito ao espaço do outro

Respeitar a individualidade do outro significa não abrir mão de seus hobbies, saídas só com amigos e momentos de reclusão com ninguém além de si mesmo —e respeitar quando seu amor quer fazer o mesmo. "Só o casamento não faz ninguém feliz. Não dá para depositar toda a nossa expectativa de felicidade da vida nele", aponta a psicóloga.

Projetos em comum

Se respeitar a individualidade do outro é importante para a saúde do casamento, ter um propósito que una o casal é uma forma de se conectar com seu amor. "O interesse em comum precisa ir além dos filhos —escolham algo que faça a dupla vibrar como casal". Vale fazer trabalho voluntário, treinar junto para participar de uma corrida, aprender um idioma, enfim, conquistar algo com a companhia do outro. Isso faz com que a gente aumente a admiração pelo outro (de novo, o que é vital para uma relação feliz).

Não abra mão da intimidade

"A verdade é que amor requer segurança, posse, algo morno. O objeto do desejo já está conquistado e a gente começa a deixar toda a conquista para amanhã", explica Lima. Um casamento de muitos anos pode não ser a melhor experiência para a libido, mas há maneiras de aumentar o desejo sexual como testar novas práticas e se dedicar por mais tempo à relação. Se o assunto incomoda, o melhor é abrir o jogo com o parceiro(a) para procurarem soluções juntos.

*Fonte consultada em 06/09/19, no Blog Ageless, de Silva Ruiz.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.