Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Homem perde papilas gustativas por falta de B12; quando suplementar?

A falta de B12 pode ocorrer devido a restrições na dieta ou por alterações intestinais que impedem sua absorção - iStock
A falta de B12 pode ocorrer devido a restrições na dieta ou por alterações intestinais que impedem sua absorção Imagem: iStock

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

21/10/2019 14h17

Um homem de 68 anos chamou a atenção dos médicos depois de chegar ao hospital sem as papilas gustativas. De acordo com o artigo publicado no The New England Journal, sua língua estava lisa e brilhante.

O idoso, que mora em Cingapura, foi ao médico depois de sentir dor e vermelhidão na língua, além de uma sensação de queimação nos lábios, que durou seis meses. Depois de alguns exames, o paciente foi diagnosticado com glossite atrófica, que provoca alteração de cor, textura e perda de muitas papilas.

Para surpresa dos médicos, o que causou o problema foi a baixa quantidade de vitamina B12 em seu organismo. Ele ainda foi diagnosticado com anemia perniciosa, condição na qual uma pessoa tem baixos níveis de glóbulos vermelhos devido a falta do nutriente. Em alguns casos, algumas pessoas desenvolvem a condição porque seu sistema imunológico ataca uma proteína necessária para a absorção da vitamina B12 —e foi justamente o que aconteceu com o paciente.

No relatório, os médicos informaram que o homem precisou tomar doses de B12 durante um mês e que seguirá com o tratamento, tomando doses regulares da vitamina.

Anemia e falta de B12*

A anemia é provocada pela carência de vitamina B12 e ácido fólico, importantes para o sistema nervoso. A falta de B12, encontrada em alimentos de origem animal, pode ocorrer devido a restrições na dieta ou por alterações intestinais que impedem sua absorção —como as doenças de Crohn ou celíaca, a proliferação anormal de bactérias ou a cirurgia da obesidade. Muitas vezes, a deficiência ocorre pela ausência de uma proteína secretada no estômago que se chama "fator intrínseco" e nesse caso é chamada de anemia perniciosa.

A condição pode estar ligada a características hereditárias ou reações autoimunes. A deficiência de ácido fólico (ou folato), presente em frutas e vegetais com folhas verdes, também pode ser ligada a restrições na dieta, doenças intestinais, cirurgia de obesidade ou uso de álcool ou certos medicamentos, entre outros motivos. Sua demanda aumenta bastante na gravidez e amamentação, por isso a suplementação é indicada nessa fase.

Sintomas de anemia

Os sintomas da anemia são inespecíficos, por isso às vezes podem ser confundidos com outras doenças. Veja algumas manifestações possíveis:

  • Cansaço generalizado
  • Falta de apetite
  • Palidez de pele e mucosas (parte interna dos olhos e gengivas)
  • Tontura
  • Falta de ar
  • Coração acelerado
  • Dor de cabeça
  • Mãos e pés frios
  • Dor no peito
  • Desejo de comer coisas estranhas, como terra, tijolo ou gelo

Quando suplementar a B12?

O Instituto de Medicina dos EUA (Food and Nutrition Board) recomenda suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade.

Esse quadro também é comum em idosos institucionalizados, o que tem relação com a ingestão alimentar. Vale destacar que é um fator importante na avaliação clínica dos pacientes nessa idade, já que o diagnóstico precoce pode evitar distúrbios neurológicos e hematológicos.

Veganos e vegetarianos

Em relação às escolhas alimentares, pessoas que não comem carne, peixe, aves, ovos ou laticínios correm o risco de se tornarem deficientes em vitamina B12, uma vez que é encontrada naturalmente em produtos de origem animal. Mas como cada organismo tem sua especificidade, essa é uma variável que depende do processo de digestão e da demanda corporal do indivíduo.

Por esse motivo, aqueles que seguem uma dieta vegetariana ou vegana devem ficar atentos com a possibilidade de repor a vitamina. De acordo com especialistas, as necessidades diárias variam entre 0,4 mcg/dia a 2,8 mcg/dia (de acordo com sexo e idade).

Tratamento

Quando a anemia é causada por carência de nutrientes, eles são repostos por meio de suplementos (como sulfato ferroso, vitamina B13 e folato) e correção da dieta. Doenças que provocam perda de sangue terão tratamento específico, bem como as que afetam diretamente a produção de glóbulos vermelhos.

*Dados utilizados de matéria publicada no dia 09/07/2019.

Podcasts do UOL
Ouça o podcast Maratona, em que especialistas e corredores falam sobre corrida. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.