Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Artrose: injeções intra-articulares de corticosteroides pioram quadro

A osteoartrite está entre os distúrbios articulares mais comuns - iStock
A osteoartrite está entre os distúrbios articulares mais comuns Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

16/10/2019 17h31

Resumo da notícia

  • A artrose (osteoartrite) não tem cura e é a doença reumática mais comum entre homens e mulheres.
  • A injeção de intra-articular de corticoesteroides é usada em casos de dores muito fortes, mas, segundo o novo estudo, deve ser pouco indicada.
  • Elas podem acelerar a progressão da doença e até a necessidade de cirurgias de substituição articular a longo prazo.

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston (EUA) descobriram que as injeções intra-articulares de corticoesteroides, usadas para aliviar as dores de pessoas com artrose, podem piorar o quadro. A pesquisa foi publicada no periódico Radiology, na terça-feira (15).

A artrose (osteoartrite) é a doença reumática mais comum entre homens e mulheres, segundo a SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia). Caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular e alterações ósseas, o problema não tem cura e tende a surgir após os 40 anos, sendo mais comum depois dos 60 anos.

A injeção de intra-articular de corticoesteroides é usada em casos de dores muito fortes, mas, segundo o novo estudo, deve ser pouco indicada.

De acordo com o principal autor do estudo, Ali Guermazi, professor de radiologia na faculdade, doses de corticosteroides nos quadris e joelhos podem acelerar a progressão da doença e até a necessidade de cirurgias de substituição articular a longo prazo.

Os pesquisadores sugerem que os médicos devem se engajar ativamente em pesquisas de alta qualidade sobre esse assunto, para entender melhor os riscos antes da intervenção. "Essas injeções devem ser seriamente discutidas, por seus prós e contras", escreveram os autores. "Considerações críticas sobre as complicações devem fazer parte do consentimento do paciente."

Como o estudo foi feito

  • A equipe revisou a literatura existente sobre injeções de corticosteroides para artrose e analisou dados de 459 pacientes que receberam de uma a três injeções no quadril ou joelho em 2018.
  • Os resultados mostraram que 8% dos pacientes desenvolveram complicações, incluindo perda de cartilagem, fraturas por estresse, deterioração óssea e destruição das articulações, de dois a 15 meses após as injeções.
  • Os autores ainda afirmam que o número de complicações pode ser maior, já que 218 dos pacientes não fizeram exames de imagem de acompanhamento para avaliar a saúde de suas articulações.

Exercícios diminuem sintomas

Segundo a SBR, exercícios melhoram o desempenho funcional das juntas e diminuem a necessidade de remédios. Eles ajudam a aliviar a dor, a melhorar a mobilidade e fortalecer os músculos ao redor das articulações. Mas nem todos são indicados.

É necessária uma avaliação médica, que indicará a melhor atividade para cada caso. Geralmente, atividades de alongamento como ioga e tai chi podem ajudar a aumentar a flexibilidade e reduzir a rigidez das articulações. Natação e caminhada também podem ajudar na perda de peso e reduzem a pressão nas articulações.