Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Leonardo diz que vai beber para inchar o pé; por que isso acontece?

Beber em excesso provoca retenção de líquido  - Glaucon Fernandes - 26.jan.2019/Eleven
Beber em excesso provoca retenção de líquido Imagem: Glaucon Fernandes - 26.jan.2019/Eleven

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

15/10/2019 20h37

Nesta terça-feira (15), o cantor Leonardo publicou em seu Instagram uma foto em que aparece com pés inchados. Na postagem, ele marcou o cantor Gusttavo Lima e brincou: "Gusttavo, meu pé desinchou. Esse pé murcho não está com nada. Eu gosto de pé inchado. Tem dois dias que parei de beber e desinchou. Vou beber hoje. Vai inchar e ficar do tamanho de um pão doce. Vai na minha que você passa de ano".
E se você, assim como Leonardo, já reparou que o consumo de álcool nos deixa mais inchados, isso tem uma explicação.

O inchaço provocado pela bebida ocorre principalmente pela vasodilatação dos vasos sanguíneos. Segundo Ana Paula Gonçalves*, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristovão, de São Paulo, quando as artérias relaxam, elas aumentam de calibre e permitem que uma quantidade maior de sangue de sangue extravase para os pés. Como há mais sangue que o normal, o corpo tem dificuldade em drená-lo de volta para o coração, o que provoca o inchaço.

"Como o álcool é uma substância que não tem nutrientes, a pessoa que bebe muito acaba tendo uma diminuição de proteínas na corrente sanguínea, o que justifica o inchaço nas extremidades", diz Andressa endocrinologista e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e metabologia.

O hepatologista Eduardo Roberto Parise, da Unifesp, ressalta ainda que o inchaço pode ocorrer devido a retenção de líquido que o álcool provoca. Na fase inicial da ingestão da bebida ocorre o aumento da diurese, causando desidratação, fazendo com que a pessoa retenha mais líquido. "Existem substâncias inflamatórias que facilitam o processo que se traduz no inchaço."

Pé inchado indica doenças?

Normalmente, a relação dos pés inchados com a bebida ocorre principalmente por causa da desnutrição ou cirrose. No entanto, se a pessoa não consome bebidas alcoólicas com frequência, o inchaço pode ser sinal de alteração na circulação e linfedema (problemas nos vasos linfáticos). Por isso é muito importante procurar um especialista se os sintomas forem frequentes.

Problemas e doenças do fígado

O cantor Leonardo fez uma brincadeira com o consumo de álcool, mas vale lembrar que a ingestão exacerbada pode levar a diversas doenças.

Entre as mais conhecidas está a cirrose, doença crônica do fígado que é caraterizada por nódulos que bloqueiam a circulação do sangue. Além dela, pode ocorrer inflamação do pâncreas e hepatites alcoólicas. Por isso maneire na dose e beba socialmente.