Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Yoga dance: nova prática une movimento, bem-estar e autoconhecimento

As aulas de yoga dance combinam movimentos de dança, posturas de ioga e técnicas de respiração - Reprodução do Instagram @fernandacunhayoga
As aulas de yoga dance combinam movimentos de dança, posturas de ioga e técnicas de respiração Imagem: Reprodução do Instagram @fernandacunhayoga

Amanda Preto

Colaboração para o VivaBem

15/10/2019 04h00

A primeira coisa que muita gente imagina ao ouvir falar de ioga é uma atividade silenciosa, quase uma meditação, que requer movimentos leves e tranquilos. Mas a verdade é que a modalidade tem diversos estilos e, em muitos deles, as aulas não são nada paradas e propõem movimentos vigorosos, que equivalem a um treino pesado.

E um novo estilo que vem conquistando cada novos adeptos no Brasil é o yoga dance. A professora catarinense Fernanda Cunha, criadora do método, explica que a prática propõe muito mais do que uma aula com ásanas e gestos dançantes. Para ela, é uma forma de mergulhar no autoconhecimento.

"Quando foi a última vez que se sentiu sendo você mesmo? Quais foram seus sentimentos e pensamentos? O que seu corpo tinha vontade de fazer? O yoga dance traz à tona essa conexão consigo mesmo", explica Cunha.

Como é o método

O yoga dance combina a consciência do ioga com a liberdade da dança, de forma que cada aluno possa descobrir sua forma de movimento autêntico, que não obedece a nenhum padrão do que é certo ou errado.

"A música é parte essencial para que o despertar aconteça, por isso são escolhidas de forma a criar um 'diálogo com o corpo', de forma que a dança aconteça organicamente, se tornando um processo que vem de dentro para fora, como uma meditação em movimento, alinhando a parte física, mental e energética", explica Cunha.

Mantras, música eletrônica, indiana, contemporânea, africana, brasileira, world music são exemplos que integram a playlist da aula, que dura cerca de 1 hora e 30 minutos

ioga dance 3 - Luiz Alessio/Divulgação - Luiz Alessio/Divulgação
Além de queimar calorias como qualquer exercício, o yoga dance alivia a tensão do dia a dia, reduz a timidez e melhora o convívio social
Imagem: Luiz Alessio/Divulgação

Os benefícios da prática

Além de trabalhar os músculos e queimar calorias como qualquer atividade física, o yoga dance ajuda aliviar a tensão do dia a dia, diminuir a vergonha de dançar e a timidez em geral e aumentar o convívio social.

A prática é indicada para qualquer pessoa apta a realizar atividade física, inclusive quem nunca fez uma aula de ioga ou de dança. O método respeita os limites do corpo de cada pessoa, que vai encontrar seu ritmo. Inclusive, há uma dinâmica especial para cadeirantes.

"Acredito que por meio de um método mais lúdico como o yoga dance é possível que as pessoas se interessem pela filosofia do ioga e explore outros estilos, inclusive os mais tradicionais", comenta Adriana Camargo, professora de ioga de diversas celebridades, como Isis Valverde, Flávia Alessandra e Natália Dill.

De forma geral, é uma ótima forma de colocar o corpo em movimento e perceber suas sensações, conferindo mais consciência sobre o espaço que ocupa e o momento presente. Mas, para Cunha, os principais benefícios não se restringem ao aspecto físico. Alguns deles:

  • Ajuda a sair da zona de conforto para enfrentar medos que paralisam a pessoa de se atrever a agir de forma diferente e espontânea
  • Diminui o estresse, pois cria um ambiente acolhedor e atraente para perceber as emoções e o corpo
  • Melhora a autoestima
  • Contribui para elevar os pensamentos para a esfera positiva
  • Traz mais consciência corporal e autoconhecimento físico e mental