Topo

Alimentação

Ideias e informações para você comer melhor


Alimentação

Descrever vegetais pelo sabor é truque para comer saudável, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

15/10/2019 16h47

Acha difícil acrescentar verduras nas refeições do dia a dia? Um novo estudo mostra que nomear pratos de vegetais com adjetivos positivos sobre seu sabor aumenta as chances de escolhas saudáveis no prato.

Há alguns anos, pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, decidiram testar uma nova abordagem para uma alimentação saudável - criar um sistema de nomear alimentos saudáveis de acordo com os sabores do prato.

Eles usaram, por exemplo "cenouras cítricas retorcidos e brilhosas" em um cardápio para fazer com que o alimento parecesse mais saboroso, acreditando que a maioria das pessoas prioriza o sabor sobre a saúde no momento da escolha.

Em 2019, o mesmo grupo levou a pesquisa adiante, estendendo essa abordagem para estudantes universitários. Para este novo estudo, eles usaram uma intervenção aleatória envolvendo 57 faculdades e universidades nos Estados Unidos para avaliar o efeito da rotulagem de alimentos com foco no sabor.

Como o estudo foi feito

  • Durante um período de 185 dias, a equipe analisou 137.842 decisões sobre 24 tipos de vegetais em 71 pratos com nomes saudáveis, neutros ou com foco no sabor.
  • Os pesquisadores descobriram que dar aos legumes um rótulo com foco no sabor aumentou a absorção da refeição em quase um terço (29%) em comparação com o uso de uma descrição focada na saúde.
  • Também houve um aumento de 14% na absorção de vegetais quando eles tinham nomes que descreviam o sabor em vez de nomes neutros.

No geral, quando os pesquisadores analisaram o consumo de alimentos saudáveis comparando as porções iniciais com a quantidade que os clientes descartaram em composto, eles viram um aumento de 39% na quantidade de vegetais consumidos pelos participantes.

A longo prazo, isso significa que é mais provável que as pessoas mantenham bons hábitos alimentares, levando uma dieta saudável e sustentável e a uma melhor qualidade de vida.

Segundo os responsáveis pela pesquisa, a descrição de alimentos com foco no sabor funciona porque aumenta a expectativa de uma experiência positiva para o paladar — em particular quando há referências a ingredientes como 'alho' ou 'gengibre', métodos de preparação como 'assado' e palavras que destacam a experiência, como os que descrevem o estilo do prato, ajudando a transmitir que a comida não é apenas saborosa, mas também reconfortante ou nostálgica.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Alimentação