Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Notificações do celular para se exercitar ajudam você a ser 10% mais ativo

Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

13/10/2019 12h16

O smartphone costuma ser apontado como um dos responsáveis pela inatividade física, já que "toma" o tempo de muitas pessoas e estimula comportamento sedentário. Porém, ele também pode ser um aliado para você praticar mais exercícios físicos. Tudo é uma questão de saber utilizar bem a tecnologia.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade Stanford (EUA), as mesmas notificações do aparelho que muitas vezes são apontadas por prejudicar a saúde física e mental também são de encorajar as pessoas a serem fisicamente mais ativas.

No estudo, publicado esta semana no periódico científico Lancet Digital Health, os participantes que receberam alertas diários que os lembravam de dar mais passos durante o dia ou ficar em pé de hora em hora, por exemplo, apresentaram um aumento médio de 10% na taxa de atividade física diária. Os cientistas admitem que o ganho foi modesto, mas ao menos permitiu observar que até mesmo intervenções simples podem motivar as pessoas a terem hábitos mais saudáveis.

Como foi feito o estudo

  • Os voluntários da pesquisa utilizaram o app MyHeart Counts, disponível para iOS e desenvolvido por cientistas de Stanford.
  • Na primeira semana usando o aplicativo, os participantes levaram uma "vida normal", sem receber instruções, e o app apenas monitorou seu nível de atividade física diário.
  • Depois, cada pessoa teve de seguir por uma semana cada uma das quatro intervenções do app: "dar mais passos por dia"; "lembrar-me de me levantar a cada hora"; "personal trainer digital" (que enviava mensagens lembrando a pessoa de fazer o treino que ela já tinha em sua rotina); e "cumprir as recomendações de saúde da American Heart Association.
  • Os voluntários mais sedentários também receberam uma notificação para sair para caminhar nos domingos; enquanto os mais ativos foram encorajados a manter a consistência no exercício.
  • Os 493 participantes que conseguiram completar os quatro programas de intervenção do app apresentaram um aumento de 10% no nível de atividade física, em comparação à semana em que não receberam notificações.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Notificações do celular para se exercitar ajudam você a ser 10% mais ativo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Movimento