Topo

Novas Rotas

Vem aí o Novas Rotas, programa com Fernando Rocha sobre mobilidade

Reprodução MOV
Imagem: Reprodução MOV

Do VivaBem, em São Paulo

11/10/2019 03h48

Com quase 9 milhões de carros ocupando as ruas da cidade, a mobilidade urbana em São Paulo é um grande desafio. Para ajudar as pessoas a encontrarem seu espaço, se movimentarem melhor e ter mais saúde e bem-estar, no próximo dia 11 de outubro, no UOL o Novas Rotas, programa em vídeo produzido por VivaBem e MOV.

Apresentado por Fernando Rocha, o programa vai mostrar diferentes soluções encontradas por pessoas para se locomover pela metrópole. O jornalista, que diz que as pernas e o bilhete único são seus principais meios de transporte, destaca que buscar formas alternativas para ir e vir em São Paulo é uma questão que vai muito além de economizar tempo para chegar a algum lugar. "Discutir como as pessoas andam e gastam energia não é opção, é necessidade. Uma escolha de qualidade de vida", acredita Rocha.

Os oito episódios semanais de Novas Rotas acompanharão o dia a dia de personagens que usam bicicleta, patins, transporte público, cadeira de rodas, motorizados elétricos, os próprios pés e outros meios de transporte que todos conhecem. Mesmo assim, Fernando Rocha conta que descobriu muitas novidades em relações a esses modais durante as gravações.

"Não imaginava que há mais de 40 formas diferentes de frear um patins, ou que uma pedra na calçada do tamanho de uma caixa de fósforo pode derrubar uma cadeira de rodas", revela.

Obviamente, o carro não poderia ficar de fora do programa: em um dos episódios, Fernando Rocha acompanhou Felipe, que sem opções para driblar o trânsito, usa o tempo que passa dentro de seu automóvel para aprender a falar japonês e até fazer aulas de canto.

"Foi o congestionamento mais divertido que enfrentei na minha vida", brinca Rocha, que formou uma dupla sertaneja com Felipe e soltou a voz enquanto estava preso dentro do carro.

Faça como eles e não fique parado! Não importa se você está no transporte público, descansando em casa ou fazendo uma pausa no trabalho: aproveite esse tempo para assistir ao Novas Rotas e descobrir de forma divertida outros meios para se mover pela cidade.

Novas Rotas