Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Saúde

Perda de peso moderada pode reverter diabetes tipo 2, indica estudo

Idoso praticando atividade física com celular - Istock
Idoso praticando atividade física com celular Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

06/10/2019 16h33

Perder peso pode ser especialmente benéfico para quem tem diabetes tipo 2. De acordo com um estudo recente publicado no periódico científico Diabetic Medicine, se os pacientes alcançarem uma perda de peso moderada nos primeiros anos após o diagnóstico, eles poderão reverte-lo.

O diabetes tipo 2 é uma condição metabólica caracterizada pela incapacidade do organismo de processar suficientemente glicose (açúcar). Como resultado, os níveis de açúcar no sangue são persistentemente altos.

Geralmente, os médicos prescrevem medicamentos e sugerem intervenções dietéticas para ajudar as pessoas a manter os sintomas do diabetes tipo 2 sob controle.

No entanto, a remissão - referindo-se a uma diminuição drástica ou mesmo desaparecimento dos sintomas, permitindo que as pessoas deixem o tratamento - é possível sob certas condições.
Indivíduos com obesidade e diabetes tipo 2, por exemplo, podem conseguir reverter a doença após cirurgia bariátrica ou seguindo uma dieta com restrição calórica radical.

Mas é possível enviar diabetes tipo 2 para remissão através de uma intervenção dietética menos exigente? Essa é a pergunta que despertou o interesse de uma equipe de especialistas da Cambridge University, no Reino Unido.

Como o estudo foi feito

  • Pesquisadores de Cambridge analisaram dados de 867 pessoas com idades entre 40 e 69 anos com diabetes tipo 2 recém-diagnosticado.
  • Os pesquisadores acompanharam o progresso dos participantes por um período de 5 anos e análise dos dados aponta que 257 indivíduos, ou 30% dos participantes, tinham diabetes em remissão até o final do período de cinco anos.
  • Participantes que alcançaram pelo menos 10% de perda de peso nos 5 anos após o diagnóstico de diabetes tipo 2 tiveram duas vezes mais chances de reverter a condição em comparação com indivíduos que não perderam peso.
De acordo com Simon Griffin, principal autor do estudo, os resultados enfatizam a importância de um estilo de vida saudável na gestão - e até na reversão - do diabetes."É indicado que os pacientes façam mudanças na dieta e pratiquem atividade física. O diabetes tipo 2, enquanto doença crônica, pode levar a complicações causadas, mas, como mostra o estudo, pode ser controlado e até revertido", disse ele ao site Medical News Today.