Topo

Dieta rica em frutose aumenta risco de doenças do fígado

Atenção ao consumo de frutose  - Istock
Atenção ao consumo de frutose Imagem: Istock

Do Vivabem, em São Paulo

03/10/2019 18h42

Um estudo publicado no periódico Cell Metabolism mostrou que uma dieta com alto nível de frutose prejudica a capacidade do fígado. Segundo os cientistas, esse é um efeito específico do nutriente muito usado para adoçar bebidas industrializadas. "Este é um de uma série de estudos sobre o papel da alta frutose na dieta em termos de resistência à insulina e síndrome metabólica", diz C. Ronald Kahn, um dos autores do estudo.

O especialista ressalta que o excesso de frutose faz com que o fígado acumule gordura. "Ele age quase como adicionar mais gordura à dieta", explica.

Como o estudo foi feito

  • Os pesquisadores compararam os efeitos no metabolismo de ratos que consumiram seis dietas diferentes: ração regular, ração com alta frutose, ração com alta glicose, dieta rica em gorduras, rica em frutose e alta dieta rica em gordura com níveis altos de glicose.
  • Os cientistas analisaram diferentes marcadores de conhecidos como fígado gordo para determinar os efeitos de cada dieta.
  • Em um dos cardápios, eles analisaram os níveis de acilcartinitinas nas células do órgão. Elas são produzidas quando o fígado queima gorduras e, em níveis altos, mostram que ela não está sendo queimada.
  • Ao analisar os dados, os pesquisadores perceberam que nos animais que consumiam uma dieta rica em gordura e frutose tinham níveis maiores de acilcarcitinas. Já nos que consumiam uma dieta rica em gordura e glicose, os níveis eram mais baixos.
  • Além da substância, os cientistas também monitoraram a atividade de uma enzima chamada CPT1a. Quando ela está alta indica que as mitocôndrias estão realizando de forma errada seu trabalho de queima de gordura.
  • Nas dietas ricas em gordura e frutose, os cientistas puderam observar que os níveis de CPT1a foram baixos.
  • Depois de todas as análises, os resultados mostraram que as dietas com alto teor de gordura e frutose danificam as mitocôndrias, facilitam a síntese e armazenamento de gordura, em vez de queimá-la.

Agora, o próximo passo, segundo os cientistas, é desenvolver um medicamento que bloqueie o metabolismo da frutose e que possa impedir as ações negativas da frutose e ajudar a prevenir doenças hepáticas gordurosas e problemas metabólicos como diminuição da tolerância à glicose e diabetes.