Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Ex-lutadora de MMA morre depois de rompimento de aneurisma; entenda quadro

Sintoma mais frequente do aneurisma cerebral é uma forte dor de cabeça  - Reprodução/Facebook/Katy Collins
Sintoma mais frequente do aneurisma cerebral é uma forte dor de cabeça Imagem: Reprodução/Facebook/Katy Collins

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

26/09/2019 14h18

A ex-lutadora de MMA Katy Collins morreu na última quarta-feira (26) depois de ter um rompimento de um aneurisma cerebral. Nas redes sociais, a irmã de Collins lamentou e confirmou a causa da morte e disse ainda que o problema causou um derrame.

"A luta acabou. Você nunca parou de lutar e nós nunca desistimos de você. Apenas não estava nas cartas. Eu serei sempre muito orgulhoso de você, Katy. Eu fiquei honrado de viver o seu sonho com você. Eu nunca trocaria isso por nada. Vou sentir sua falta mais do que as palavras podem mostrar", escreveu.

O que é aneurisma?*
O problema ocorre pela dilatação de um vaso sanguíneo, gerada pelo enfraquecimento das paredes da veia ou artéria, geralmente devido a um trauma ou por doença vascular. O aneurisma é como uma "bexiga" que se forma na parede do vaso e, conforme vai aumentando a pressão interna, pode romper e causar um AVC hemorrágico.

Antes de "estourar", o aneurisma é assintomático e só com exames é possível saber se a pessoa tem ou não o problema. Muitas vezes, dá para levar uma vida normal com o quadro, mas ele pode se romper durante uma situação de grande esforço: atividade física ou até mesmo uma relação sexual ou ao fazer cocô.

Normalmente, um dos sinais mais comuns do problema é um forte dor de cabeça (um incômodo que foi sentido na vida), durante alguns segundos, com sintomas de confusão.

Fabio Porto, neurologista do Hospital da Clínicas, explica que o mais importante é que a pessoa procure rapidamente um hospital, logo nos primeiros sinais, já que muitas vezes o problema é fatal. "Se a pessoa não é levada rapidamente ao hospital pode ter sequelas graves ou óbito", finaliza.

Dados utilizados de matéria publicada em 21/03/2019.