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Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


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Jovens acham impossível se acostumar a acordar cedo; veja como conseguir

Existem maneiras de acostumar a acordar de manhã - Istock
Existem maneiras de acostumar a acordar de manhã Imagem: Istock

Do VivaBem, em São Paulo

20/09/2019 19h24

Se você torce o nariz para acordar cedo e sente que um caminhão passou no seu corpo todo dia quando o despertador toca pela manhã, provavelmente você não é do time dos matutinos. Mas será que dá para se acostumar a acordar cedo? Um tuíte irônico, que está bombando nas redes, representou bem essa situação.

Infelizmente, se você é adulto e até agora não se acostumou com os horários na parte da manhã, não há como mudar esse ciclo. No entanto, é possível amenizar um pouco dos efeitos de acordar cedo com as dicas abaixo.

Luz a seu favor*

Sempre que se fala em higiene do sono, recomenda-se evitar estímulos luminosos antes de dormir. Por isso, o ideal é uma hora antes de deitar você já largar o celular, evitar ficar com a luz acesa e esquecer as atividades que deixam o cérebro trabalhando. Se o processo for muito difícil, opte pelo uso de óculos escuros ou máscaras de dormir para "blindar" a claridade.

Pratique atividade física

O aconselhado pelos médicos é praticar atividade física sempre pela manhã ou, no máximo, quatro horas antes de ir para cama à noite. Ao fazer exercícios, você libera diversos neurotransmissores que provocam sensação de euforia e o deixam mais "ligado". Por isso se acordar cedo for um problema, o ideal é que a prática seja feita durante o dia, antes de ir ao trabalho. Isso dará mais energia para que você comece o dia disposto e produza melhor.

Mantenha o sono regularizado

Tente levantar regularmente nos mesmos horários todos os dias, inclusive aos finais de semana. Isso faz com o que o cérebro mantenha a rotina do sono e não provoque cansaço no corpo. E cuidado para não extrapolar: se acorda todos os dias às 6h, tente levantar no fim de semana, no máximo, por volta das 8h. E nada de de acordar depois do 12h e dormir de madrugada.

Nada de café antes de dormir

A cafeína é muito bem-vinda pela manhã para despertar. No entanto, se você tem dificuldade em ir para cama cedo, ela está proibida depois de as 18h. Isso porque a bebida é estimulante, deixa as pessoas mais alertas e pode permanecer no organismo por até cinco horas após a ingestão.

Nada de cochilo à tarde

Se você ama um cochilinho vespertino, saiba que a prática pode ser um dos gatilhos pelos quais o sono da noite está sendo prejudicado. Tirar aquela soneca mais curta restaura a mente e faz com que você durma cada vez mais tarde do que o habitual. Por isso sempre que o cansaço bater, evite deitar no sofá, cama e rede. Invista em atividades que estimulem o cérebro e espante a sensação de cansaço.

Dados utilizados de matéria publicada em 11/02/2019.

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