Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Estudo revela compostos que podem combater um tipo de tuberculose

Compostos sintetizados pela UFF apresentaram boa resposta contra cepas resistentes da tuberculose - gilaxia/iStock
Compostos sintetizados pela UFF apresentaram boa resposta contra cepas resistentes da tuberculose Imagem: gilaxia/iStock

Alana Gandra

Agência Brasil

16/09/2019 10h04

Uma equipe de alunos coordenados pela professora Vanessa do Nascimento, do Instituto de Química da UFF (Universidade Federal Fluminense), descobriu compostos que podem virar medicamentos para combate a infecções resistentes a antibióticos, com destaque para a chamada tuberculose multidroga resistente (TB-MDR), que mata em torno de 250 mil pessoas a cada ano no mundo. O estudo comprova a eficiência do material testado no combate à doença.

Pelo estudo, a professora da UFF recebeu o prêmio PeerJ Award, durante o 8º Workshop da Rede Científica Internacional Selênio Enxofre e Catálise Redox (WSeS-8), em junho, na Itália. O trabalho será publicado na revista inglesa de divulgação científica PeerJ Life & Environment ainda neste ano.

Falando à Agência Brasil, Vanessa explicou que existem, atualmente, cepas de bactérias que são resistentes a todos os fármacos liberados hoje para tratamento da tuberculose. "A gente sabe que bactéria vai sofrendo mutações e vai se tornando resistente". Os compostos sintetizados na UFF apresentaram atividade frente a essas cepas resistentes, isoladas de humanos. "Eles podem virar medicamentos, não só por apresentarem essas características, mas eles são obtidos de substâncias baratas. Por exemplo, a gente consegue extrair derivados de vitamina K de plantas e também utiliza selênio, que é um micronutriente essencial à vida. A gente une essas duas espécies e obtém esses compostos", disse a pesquisadora.

Foi verificado que mesmo em altas concentrações, os compostos não matam as células sadias. "Tem todos esses pontos que são positivos para essas moléculas que a gente desenvolveu".

Desafio

O próximo passo é despertar o interesse da indústria farmacêutica, uma vez que essa tuberculose resistente a medicamentos tem sido um desafio para ser atacada e é a principal causa de morte dos portadores da doença. As informações recebidas por Vanessa de secretarias de saúde relatam grande número de casos positivos no país, e especialmente positivos para essas bactérias resistentes.

"É, realmente, um SOS, um pedido para que se dê mais atenção, porque a tuberculose acomete principalmente a população de baixa renda". Segundo Vanessa, um dos sonhos dos pesquisadores é contribuir para essa população que tanto precisa. "Pensando no futuro, eu vejo aí uma boa promessa para ser desenvolvida em relação a esses compostos".

Mal do século

A tuberculose assolou o mundo no século 19 e ficou conhecida como o "mal do século". Vista como enfermidade do passado, a doença, entretanto, provocou em todo o mundo, somente em 2017, 1,6 milhão de mortes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). A doença atinge os pulmões, em geral, mas pode afetar outros órgãos do corpo. Um dos obstáculos em relação ao tratamento é a resistência das bactérias aos medicamentos existentes hoje no mercado.

Queimadas etapas

Para que haja a manifestação de interesse da indústria farmacêutica, Vanessa explicou que têm de ser queimadas etapas. Nesse momento, os resultados foram excelentes, Ela alertou, porém, que são resultados 'in vitro', ou seja, em laboratório. Agora, é preciso que a equipe elabore documento para comunicar à comunidade científica a descoberta. "A partir daí, a gente consegue respaldo para estudos mais aprofundados, principalmente 'in vivo' (em animais)".

Vanessa acredita que em um estágio mais avançado é possível que os pesquisadores consigam despertar o interesse da indústria. Destacou que tudo precisa ser feito em etapas, até no sentido de proteger a invenção, porque é necessário ter, no mínimo, o depósito da patente. Na terceira etapa, conhecida como fase clínica, os testes serão realizados em humanos. Todas as fases têm de ser aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Dependendo dos resultados, Vanessa afirmou que é um caminho que pode ser acelerado, em especial diante dos surtos de tuberculose que estão acontecendo.

O capital usado para a manutenção do laboratório é oriundo do FOPESQ (Programa de Fomento à Pesquisa) da UFF e de um auxílio do Programa de Pós-graduação em Química aos docentes. De acordo com Vanessa, os estudos com selênio orientam a equipe na criação de novos produtos para o tratamento da tuberculose e de outras doenças negligenciadas.

Tratamento no Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou no dia 9 de setembro a simplificação na medicação de combate à tuberculose em crianças de até dez anos. Atualmente, o tratamento é feito com três comprimidos na fase intensiva do combate à doença e dois comprimidos na fase moderada. A partir de 2020, um comprimido efervescente, aplicado em cada fase, reunirá os compostos de toda a medicação necessária. A medida se justifica, segundo o ministro, para facilitar a estocagem e distribuição do medicamento. Além disso, segundo ele, uma única dose, com um comprimido efervescente, garante a ingestão correta e a efetividade do tratamento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, em 2017 foram 1,6 milhão de mortes por causa da tuberculose, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde). A informação já foi corrigida.