Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Por que algumas pessoas são mal-humoradas de manhã, como Mia Khalifa?

Mia Khalifa (Foto: Reprodução/Instagram)
Imagem: Mia Khalifa (Foto: Reprodução/Instagram)

Do VivaBem, em São Paulo

11/09/2019 18h47

"Eu amo cada um de vocês, mas, por favor, me deixem em paz se me virem em um aeroporto antes das 9h". Foi assim que ex-atriz pornô Mia Khalifa revelou seu mau humor matinal aos fãs em uma postagem no Instagram, na última terça-feira (10).

De fato, o mau humor matinal é algo que pode atrapalhar, e muito, a rotina de algumas pessoas. Segundo Diego Leite de Barros, fisiologista do HCor (Hospital do Coração), existe uma questão ao perfil de cada indivíduo.

No entanto, essa falta de humor durante a manhã muitas vezes está ligada à qualidade do sono. "A pessoa que tem uma baixa qualidade de sono tende a acordar com um nível de irritabilidade excessivo", afirma. O especialista explica que "o corpo está dando um sinal que não recuperou tudo que precisa".

Existem pessoas que não são matutinas

Dentro da medicina do sono existe o conceito de cronotipo, ou seja, pessoas que têm uma pré-disposição natural de sentir picos de cansaço ou ânimo em determinados horários do dia. Pessoas matutinas sentem mais disposição logo cedo, os vespertinos preferem o horário da tarde e os noturnos se dão melhor a noite.

Mas como a convenção social é que a gente acorde cedo, os dois últimos grupos podem ter alteração no humor por mudarem esse horário. "Algumas pessoas realmente não são matutinas e, às vezes, não tem o que fazer. O ideal e melhor é investir em mecanismos que melhorem esse processo", diz.

Não sabemos qual é o cronotipo de Mia. Além disso, Barros explica ainda que não há como definir de forma exata porque uns indivíduos acordam mais felizes pela manhã e outros não. "Estar feliz já tem uma relação muito grande com fatores e personalidade de vida de cada indivíduo. É muito difícil classificar", ressalta.

Como tentar melhorar o humor pela manhã

  • Alimentação Siga um padrão alimentar mais saudável e evite coisas pesadas e gordurosas antes de dormir.
  • Sono Invista em uma noite bem dormida e tente dormir, pelo menos, de sete a oito horas por noite.
  • Tente dosar o estresse Realize atividades sem pressa para que o nível emocional não fique abalado ou seja prejudicado.