Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Exame de Kim Kardashian apresenta anticorpos do lúpus: ela tem doença?

Atriz reclamou de fadiga e inchaço nas mão durante reality  - Reprodução/Youtube
Atriz reclamou de fadiga e inchaço nas mão durante reality Imagem: Reprodução/Youtube

Priscila Carvalho

Do VivaBem, em São Paulo

10/09/2019 18h30

"Sinto que estou literalmente caindo aos pedaços. Minhas mãos estão dormentes." A declaração de Kim Kardashian no episódio desta semana do reality "Keepin' Up With The Kardashians" chamou a atenção de muito gente.

Emocionada, no programa a socialite ainda revelou que resolveu fazer exames de sangue para investigar o que estava provocando sintomas frequentes como náuseas, mãos inchadas e cansaço frequente, e foi informada pelo médico que os resultados mostraram anticorpos associados ao lúpus e à artrite reumatoide.

A partir daí, a mídia (principalmente internacional) passou a questionar se Kardashian tem ou não a doença inflamatória autoimune. A resposta é pode ser que sim, pode ser que não, pois a simples presença de anticorpos associados ao lúpus no sangue nem sempre confirma o diagnóstico.

"Somente com esse exame não é possível afirmar que a pessoa tem esse ou outro problema", afirma Luiz Carlos Latorre, reumatologista e membro da Comissão de Lúpus da SBR (Sociedade Brasileira de Reumatologia). O especialista explica que, às vezes, mesmo o organismo produzindo anticorpos e atacando a si mesmo, esses não causam lesões, não são patogênicos e não geram a doença.

No começo do ano, a empresária revelou ter psoríase, uma doença autoimune inflamatória e crônica. Segundo Latorre, pacientes com o problema possuem maiores chances de desenvolver artrite psoriática, que acompanha problemas dermatológicos e nas articulações, sintomas parecidos com o que Kardashian revelou apresentar.

"O quadro de artrite com psoríase não é comum em pessoas com lúpus. É mais provável que ela tenha esse tipo de artrite, mas é claro que são só hipóteses e não é possível cravar nada com certeza sem olhar seus exames", explica.

É possível ter uma vida normal com a três doenças

Quando o diagnóstico é feito logo no início da doença, as chances de tratamento efetivo são bem grandes. De acordo com o reumatologista, as terapias das doenças autoimunes estão muiro avançadas, o que garante qualidade de vida e remissão em muitos casos.

O que é lúpus?*

É uma doença autoimune complexa e de difícil diagnóstico. Geralmente, reconhecimento dos sintomas mais frequentes são: lesões de pele, dor com ou sem inchaço nas juntas, inflamação das membranas que recobrem o pulmão (pleuris) e coração (pericardite) e inflamação nos rins (nefrite), entre outros.

O lúpus ainda tem uma característica cíclica, se revezando entre períodos de atividade e remissão. O tratamento da pessoa com LES depende do tipo de manifestação apresentada. Dessa forma, a pessoa com LES pode necessitar de um, dois ou mais medicamentos em uma fase (ativa da doença) e, poucos ou nenhum medicamento em outras fases (não ativas ou em remissão).

O que artrite reumatoide?

Crônica e inflamatória, a doença não tem cura e se manifesta por dor e inchaço de várias articulações em conjunto. Com o passar do tempo, novas articulações podem ser acometidas.

O que é artrite psoriática?

É uma doença autoimune que está diretamente ligada à psoríase, que provoca uma inflamação na pele deixando-a avermelhada e com manchas esbranquiçadas. Além disso, o paciente fica com dores e inchaço nas juntas.

*Dados de matéria publicada em 03/03/2018.