Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Você se cansa facilmente? Esse é um sinal de que seu coração está em risco

Em um estudo, pessoas com mais fatores de risco para desenvolver problemas cardiovasculares apresentaram maior cansaço ao caminhar - Getty Images
Em um estudo, pessoas com mais fatores de risco para desenvolver problemas cardiovasculares apresentaram maior cansaço ao caminhar Imagem: Getty Images

Do Viva Bem

01/09/2019 12h53

Além de um indicador de falta de condicionamento, ficar cansado facilmente após uma atividade física muito leve do dia a dia, como caminhar até a padaria para comprar pão, subir escada ou passear com o cachorro, serve como sinal de alerta para você cuidar melhor da sua saúde cardiovascular.

Um estudo publicado no Journal of the American Heart Association associou que pessoas que sentiram fazer mais esforço durante uma caminhada de cinco minutos em ritmo bem leve (2,5 km/h) possuem maior risco de sofrer problemas como infarto e AVC no futuro.

Como o estudo foi feito

  • A pesquisa foi realizada com 625 participantes com idade entre 32 e 95 anos e sem histórico de doenças cardiovasculares.
  • Após uma caminhada de 5 minutos na esteira, em ritmo bem leve (2,5 km/h), os voluntários relataram sua percepção subjetiva de esforço conforme a escala de Borg —que vai de muito fácil (1) a exaustivo (20), passando por ligeiramente cansativo (14), e muito cansativo (18).
  • A percepção média de esforço dos voluntários foi muito fácil.
  • Após analisar uma série de dados, os cientistas associaram que pessoas com fatores de risco para doenças cardiovasculares (como idade, obesidade, diabetes e pressão alta) apresentaram uma maior percepção de esforço e fadiga no teste.

Como reduzir o risco de infarto e AVC

A prevenção dessas e de praticamente todas as outras doenças cardiovasculares passa pelo controle do diabetes, do nível de colesterol e de triglicérides no sangue e da pressão arterial. Para isso, é muito importante manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente, o que reduz a oxidação de gorduras e evita a formação de placas que podem obstruir os vasos sanguíneos.

Também é essencial diminuir o estresse, ter boas noites de sono e ficar atento ao histórico familiar, pois a carga genética influencia em problemas cardiovasculares.