Topo

Sem Frescura: afinal, posso ou não deixar a manteiga fora da geladeira?

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

26/08/2019 04h00

Quem resiste ao bom e velho pãozinho com manteiga de manhã? Dá até um quentinho coração aquela cena de comercial da faca passando a manteiga molinha no pão.

Só que se você for como eu e guardar a manteiga na geladeira é bem provável que ela esteja dura o suficiente para dificultar a nobre arte de espalhar ela pelo pão. Mas tudo bem, você é uma pessoa esperta e decidiu que não tem qualquer problema deixar o pote que você tem em casa fora da geladeira. Afinal, você viu nos supermercados que as manteigas em lata são guardadas dessa forma.

O que poderia dar errado? Minha amiga e meu amigo, a resposta é: tudo. "Ah, mas por que o mercado pode e eu não posso?". Simples: a diferença é que nos supermercados as manteigas em lata ainda não foram abertas.

Ao serem produzidas, elas passam por um processo de pasteurização, fazendo com que elas possam ficar fora da geladeira por longos períodos de tempo, desde que lacradas.

Já após serem abertas, tudo muda de figura. Conforme vamos usando, o pote de manteiga se contamina aos poucos com bactérias e fungos. Isso é um grande problema considerando que a manteiga costuma ter o creme de leite com principal ingrediente. Em casos extremos, bactérias como a Salmonella e a E coli podem transformar aquele pote em sua nova casa.

E aí, se você consumir o produto contaminado, já viu: o risco de ter infecções alimentares sérias é bem grande. O pior de tudo é que mesmo que a manteiga de um pote esteja contaminada, nem sempre ela vai apresentar cheiro ou aparência estranha.

Ainda assim, é bom ter atenção com o aspecto e o odor da manteiga. Se ela estiver com cheiro ruim ou, ainda, com gosto azedo, pode mandar para o lixo.

Também vale um aviso: manteiga rançosa nem sempre significa que ela está estragada. O que pode ter ocorrido, neste caso, é a interação da gordura dela com substâncias como água, o que causa oxidação.

De qualquer forma, mesmo que você guarde ela na geladeira, é importante seguir as recomendações sobre conservação do fabricante e também ao prazo de validade.

Se você não quiser que a manteiga fique muito dura, uma dica: você pode guardar ela nas partes inferiores ou na porta da sua geladeira, onde a temperatura normalmente não é tão baixa.

As informações do vídeo foram reunidas com a ajuda de Ana Paula Gonçalves, nutricionista do Grupo São Cristóvão Saúde, Tarcila Campos, nutricionista do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, e João Prats, infectologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo. O roteiro é de Rodrigo Lara.

Acompanhe as informações do Sem Frescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.