Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Pressão alta aos 40 aumenta risco de demência na terceira idade, diz estudo

iStock
Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

24/08/2019 13h16

Cientistas da Universidade College London (Inglaterra) descobriram que pessoas que têm pressão alta próximo aos 40 anos podem ter cérebros menores quando chegam à terceira idade, mais precisamente em torno dos 70 anos. A pesquisa foi publicada no periódico The Lancet.

De acordo com Jonathan Schott, um dos autores do estudo, as descobertas fornecem mais evidências de que cuidar da saúde ajuda a prevenir demência. Ele ainda ressalta que 30% dos casos podem ser evitados.

Como o estudo foi feito

  • A equipe de cientistas estudou um grupo pacientes, que fizeram parte do projeto de pesquisa desde que nasceram, em 1946.
  • A pressão arterial de cada voluntário foi medida nos 30s, 40s, 50s e 60s. No último segundo, os especialistas avaliaram a cognição de 502 membros do grupo, que na época tinham entre 69 e 71 anos.
  • Ao analisar s resultados, os cientistas observaram pessoas que tinham pressão arterial diastólica mais alta aos 43 anos eram mais propensas a terem cérebros menores aos 70.
  • Eles notaram que a região ligada à memória, o hipocampo, era afetada.

Pressão arterial e demência

Embora o estudo mostre essa associação, os cientistas ressaltam que os resultados mostram apenas uma correlação e não é possível dizer que a pressão alta foi responsável pelo encolhimento do cérebro. No entanto, já é sabido que a hipertensão é ruim para o cérebro e pode provocar danos nos vasos sanguíneos.

Os autores afirmam ainda que, em estudos anteriores, a hipertensão arterial já havia sido relacionada à demência.

Além disso, a demência vascular, causada por um fluxo sanguíneo reduzido para o cérebro, é a segunda causa mais comum de demência.

Previna o surgimento da doença

  • Pratique atividades física
  • Consuma uma dieta equilibrada, rica em gorduras "do bem"
  • Tenho convívio com outras pessoas
  • Faça atividades que mantenha sempre a mente ativa