Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Como lidar com as aftas?

Aftas são problemas simples, mas incomodam bastante - iStock
Aftas são problemas simples, mas incomodam bastante Imagem: iStock

Do Blog da Saúde

22/08/2019 09h17

Dolorosas e muito incômodas, as aftas são lesões que aparecem na boca e são bastante comuns na área interna das bochechas. Uma das características mais aparentes é a cobertura úmida e branca que surge no topo da ferida.

Para orientar como tratar esse problema de saúde que, apesar de não ser muito grave, incomoda bastante, Marcus Setally, estomatologista do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina e vinculado à Rede Ebserh, fala mais sobre o que é o problema, como surge no organismo, as causas e qual é o melhor tratamento.

O que é afta?

Aftas são pequenas feridas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, nas gengivas e embaixo da língua e pode estar associada até uma redução da nutrição, devido à deficiência durante a alimentação. Essas pequenas feridas normalmente são ovais, brancas e em alguns casos amareladas acinzentada e é bem delimitada por uma membrana avermelhada.

Quais são as causas?

Não tem uma causa definida, mas tem causas relacionadas, alguns fatores associados. Podem aparecer pequenos machucados e com episódios recorrentes, acontecendo várias vezes no mês ou no ano. Além disso, um dos fatores relacionados é a hereditariedade e é mais comum em jovens e adultos e até o estresse emocional, a ansiedade estão associados ao problema.

Em alguns casos ela aparece por conta de machucados com a escova, por exemplo. É importante diferenciar a afta, que é o termo comum para lesões na boca, de outras mucosites que podem acometer a mucosa bucal. A mucosite é um termo geral que está associado a inflamação, que vem com dor. Então podem ter muitas lesões na boca que se assemelham a ulceração aftosa recorrente, mas não são associadas a afta, podem ser outras doenças como uma doença autoimune, pode ser queimadura que se manifesta aparentemente com uma afta, mas não é uma afta.

Quais são os sintomas?

É comum arder e doer na parte afetada. Aparece com frequência abaixo da língua, nas bochechas, na parte interna dos lábios. Quando as aftas aparecem em grande número, pode ser difícil engolir alimentos condimentados, ácidos e líquidos mais cítricos.

Qual é o diagnóstico e tratamento?

Como não se tem na literatura científica uma causa precisa, com vários fatores associadas, não se tem um tratamento totalmente eficaz. Quando se descobre a causa, combat-se a causa, mas existe alguns tratamentos que podem ser locais ou medicamentoso. Os locais são mais seguros para o paciente e têm um efeito maior. Podemos fazer o uso de anestésicos, anti-inflamatórios tópicos locais para diminuir a dor e ajudar o paciente a se alimentar melhor.