Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Anvisa divulga ferramenta para consulta de suplementos alimentares

Nova ferramenta da Anvisa permite checar se ingredientes de suplementos alimentares são permitidos - iStock
Nova ferramenta da Anvisa permite checar se ingredientes de suplementos alimentares são permitidos Imagem: iStock

Do VivaBem, em São Paulo

17/08/2019 10h51

Já está disponível a ferramenta de consulta da Anvisa que permite a realização de buscas dos ingredientes (também chamados de constituintes) autorizados para uso em suplementos alimentares. A agência divulgou a ferramenta em seu portal juntamente com uma nova atualização sobre esse tipo de produto.

A ferramenta de consulta inclui tanto os ingredientes aprovados pela Instrução Normativa 28/2018 como aqueles autorizados após a publicação da norma por meio de resoluções específicas.

A Anvisa ainda divulgou uma atualização no conteúdo orientador sobre suplementos alimentares, com esclarecimentos para as principais dúvidas que surgem na Central de Atendimento da agência. O objetivo do material é facilitar o acesso a essas informações tanto para consumidores como para empresas do setor produtivo e dos órgãos do SNVS (Sistema Nacional de Vigilância Sanitária).

Suplementos alimentares: faz diferença?

Um estudo recente publicado no Annals of Internal Medicine mostrou que os suplementos alimentares não apenas não prologam a vida como, em excesso, ainda podem fazer mal.

Os médicos perceberam, de fato, um menor risco de morte por causa cardiovascular entre aqueles com ingestão adequada de vitamina A, vitamina K e zinco. No entanto, essa associação tornou-se não significativa quando eles incluiram na balança fatores de estilo de vida, como educação, tabagismo e bebida.

Os usuários de suplementação eram também mais propensos a ter níveis mais altos de educação e renda familiar, comer uma dieta saudável e ser fisicamente ativos, fatores que são conhecidos por reduzir a mortalidade.

O que assustou os cientistas foi que o excesso de suplementação de cálcio aumentou o risco de morte por câncer. Por isso, eles recomendam que, se sentir necessidade de alguma suplementação, ela deve ser feita sob orientação médica.

Recomendações antes de tomar suplementos

  • Compre suplementos de fornecedores reconhecidos, pois devem ter passado por rigorosas checagens de segurança.
  • Verifique se foram realizados testes clínicos com uma parcela da população semelhante à sua (em termos de idade, sexo, etc.).
  • Confira as advertências. Por exemplo, pessoas com problemas cardíacos devem checar se o suplemento não faz mal ao coração.
  • Tenha cuidado ao tomar vários suplementos ao mesmo tempo.
  • Tome apenas as doses recomendadas.

Com informações Assessoria de Comunicação da Anvisa e de matéria publicada em 10/04/2019.