Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Prevenção ao uso de drogas por gestantes recebe reforço financeiro

Verba vai capacitar profissionais na prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas por gestantes - Arquivo / Agência Brasil
Verba vai capacitar profissionais na prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas por gestantes Imagem: Arquivo / Agência Brasil

Agência Brasil

15/08/2019 09h52

O Ministério da Cidadania recebeu R$ 6,2 milhões em recursos para reforçar o projeto Hera. A verba servirá para capacitar 10,4 mil profissionais na prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas por gestantes, lactantes e mães de crianças na primeira infância, que vai até os três anos de vida.

Os recursos têm como origem o Fundo de Defesa de Direitos Difusos, que são fruto de condenações judiciais, indenizações e multas aplicadas em ações do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Com a ajuda de trabalhadores do Suas (Sistema Único de Assistência Social), do SUS (Sistema Único de Saúde) e do Sisnad (Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas), o ministério pretende dar às gestantes orientações técnicas visando a promoção da saúde, o fortalecimento de vínculos familiares e a proteção e conscientização sobre os riscos que tais substâncias podem causar.

Por meio de nota, a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção ao Uso de Drogas do Ministério da Cidadania informou que os recursos serão fundamentais para levar este tipo de informação para um público por vezes esquecido nas campanhas de prevenção.

"Temos que ter um cuidado grande com essa população, já que as drogas que forem utilizadas pelas mães durante a gestação e o período de amamentação acabam atingindo diretamente o feto e a criança. E, dessa forma, afeta o seu sistema nervoso central, em especial o seu cérebro que está em formação", disse, na nota, o secretário da pasta, Quirino Cordeiro.