Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Grávida, Tatá Werneck aparece com umbigo pequenininho em foto; é normal?

Do VivaBem, em São Paulo

10/08/2019 14h00

Uma foto da apresentadora Tatá Werneck, grávida de sete meses, causou polêmica nas redes sociais.

No clique, que mostra a barriga, os internautas acharam estranho o tamanho do umbigo da humorista, quase imperceptível.

Mas apesar de curiosa, a forma, de acordo com Alberto Guimarães, mestre em ginecologia e obstetrícia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), não significa nada. "O umbigo é uma cicatriz umbilical e o abdômen inteiro tende a distender durante a gravidez. A cicatriz acompanha essa mudança e sua forma não é sinal de qualquer problema de saúde -- assim como em quem não está grávida, cada um tem uma aparência diferente", explica.

O especialista explica, ainda, que conforme a gravidez avança, o natural é que a pele estique cada vez mais. "Na fase dela, de estirão, é normal ficar pequeno, por que já a pele já precisou estender. Com o passar dos meses, a aparência fica bem aplanada", enfatiza.

A higiene com o local, de acordo com o médico, deve ser feita de forma comum durante o período da gravidez. "É apenas recomendável evitar mexer muito no local, com cotonetes ou grampos.A mulher também não deve se preocupar se a área for mais escura, é uma característica natural das cicatrizes", conclui.