Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Consumo de mirtilo está ligado à melhora da memória

Consumo de mirtilo melhora o sistema cognitivo, dizem estudos - iStock
Consumo de mirtilo melhora o sistema cognitivo, dizem estudos Imagem: iStock

Danielle Sanches

Do UOL VivaBem, em São Paulo

04/08/2019 04h00

Uma coletânea de estudos publicada no The Journals of Gerontology, Series A: Biological Sciences and Medical Sciences reconhece a importância que o mirtilo --também chamado de blueberry -- tem para a saúde humana, especialmente no que diz respeito ao envelhecimento celular.

Considerado um dos alimentos mais ricos em antioxidantes, essa pequena fruta vem sendo estudada desde a década de 1990, quando ficou claro para os cientistas que seu potencial anti-inflamatório era bastante alto.

Um dos estudos, por exemplo, revelou que consumir mirtilos por cerca de um mês melhorou a função dos vasos sanguíneos e reduziu a pressão sanguínea sistólica --aquela que marca a contração do músculo cardíaco enquanto este está bombeando sangue para o corpo.

O principal responsável pelo efeito benéfico, apontam os médicos envolvidos na pesquisa, são as antocianinas, substâncias responsáveis por conferir a azulada à fruta.

Outros estudos ainda se aprofundaram nos benefícios do consumo de mirtilo para o sistema cognitivo. Uma das pesquisas liga os altos níveis de polifenóis presentes nas uvas e nos mirtilos com o aumento da performance em testes de memória de um grupo de idosos entre 60 e 70 anos.

A lista de artigos ainda inclui uma revisão de vários estudos clínicos com foco nos benefícios que a suplementação de mirtilo tem crianças entre sete e 10 anos, em idosos acima dos 60 anos e em adultos com comprometimento cognitivo leve.

A metanálise mostrou efeitos positivos no sistema executivo (responsável por processos cognitivos como memória, raciocínio e resolução de problemas) dos três grupos. Os idosos e adultos com comprometimento cognitivo leve ainda apresentaram melhora na função psicomotora. Mas os cientistas ainda precisam de mais dados para saber se o consumo é benéfico para a memória de trabalho - ligada ao armazenamento temporário de informações pelo cérebro.

Por fim, a coletânea também apresenta um estudo, realizado em ratos, em que os animais considerados idosos foram divididos de acordo com o seu desempenho cognitivo (bom, regular e fraco). Os três receberam então uma suplementação de mirtilos. O resultado foi que os animais com desempenho mais fraco apresentaram melhores resultados nos testes de memória, indicando que o consumo da fruta pode ter relação com a reversão de problemas cognitivos causados pelo envelhecimento.

Como e quanto consumir

O mirtilo pode ser consumido como fruta fresca e também em várias formas processadas termicamente como chás, geleias, compotas, sucos, purês e extratos. O consumo in natura é mais aconselhável para não perder as propriedades nutricionais.

O ideal é consumir cerca de 25 g por dia para usufruir dos seus benefícios. Mas, se não for possível incluí-lo na dieta diária, a recomendação é consumir pelo menos três vezes por semana. Ele pode ser ingerido sozinho, em saladas de frutas, desidratado (a concentração de antioxidantes é até maior), com oleaginosas, em vitaminas, em calda, em bolos e tortas.

É sempre importante, no momento da compra da fruta fresca, observar se elas estão firmes, com a casca bem lisa, sem sinais de umidade, que indiquem que a fruta está começando a ficar imprópria para consumo. Sempre descarte as frutas amolecidas, enrugadas ou manchadas.

A coloração do mirtilo deve estar entre o roxo azulado e o preto azulado. Se estiver avermelhado, significa que ainda não está maduro e foram colhidos antes da hora correta.