Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Cientistas criam estratégia para evitar a manifestação de herpes genital

Voyagerix/iStock
Imagem: Voyagerix/iStock

Do UOL VivaBem, em São Paulo

01/08/2019 10h58

Causado pelo vírus do herpes simples, o herpes genital é uma infecção comum que ataca a pele e as membranas mucosas nos genitais. Suas manifestações costumam provocar feridas e são bastante dolorosas.

O vírus pode ficar dormente por longos períodos e causar surtos apenas quando há baixa na imunidade. Em busca de encontrar uma solução mais efetiva para as manifestações, já que o atual tratamento foca apenas em controlar os sintomas, pesquisadores de Yale fizeram testes com estratégias diferentes: uma combinação de vacina e um creme medicamentoso. A análise sobre a experiência foi publicada no periódico científico npj Vaccines.

Como o estudo foi feito

  • A equipe testou ambas as estratégias, usadas em conjunto, em porquinhos-da-índia infectados com herpes genital.
  • A vacina agiu acionando uma resposta ao vírus a partir de células T, células imunológicas altamente especializadas.
  • Já o creme, que continha imiquimod, um medicamento comumente usado para tratar verrugas genitais, atraiu células-chave do sistema imunológico para o local da infecção, onde elas conseguiram bloquear a propagação do vírus e causar lesões herpéticas.
  • Os pesquisadores deram três doses de tratamento para os animais, observando que a estratégia funcionou rapidamente e começando com a primeira dose.

Resultados

O estudo mostrou que o efeito da terapia de combinação foi muito maior do que a vacina ou o creme sozinho. "É a primeira vez que um estudo mostra que a estratégia combinada pode recorrência da doença existente", disse Akiko Iwasaki, uma das autoras do estudo, ao site Eureka Alert.

De acordo com a especialista, essa estratégia, se desenvolvida em uma terapia para humanos, poderia ser um divisor de águas para indivíduos com infecções recorrentes ou resistência ao tratamento antiviral padrão.

Jairo, é possível transmitir herpes mesmo após o tratamento?

VivaBem