Tomar leite piora a rinite? Qual a relação dos alimentos com o seu nariz?

A rinite é um quadro alérgico na maioria dos casos —ou seja, provocada por uma reação do sistema imune a algum agente. No Brasil, o mais comum é que os ácaros —bichinhos microscópicos que se escondem no ambiente — irritem as vias aéreas, mas outros fatores podem deflagrar as crises, como poluição, clima seco e mudanças bruscas de temperatura.

Os alimentos até participam desse processo, mas é raro que sozinhos causem espirros, tosse ou coriza. Antes de cortar qualquer coisa da dieta, é preciso investigar outros fatores, como pólen, epitélio de animais, poeira e etc.

Mas quem é muito alérgico a outros fatores pode ter sua situação prejudicada com alguns alimentos. Quem é alérgico a itens específicos, como camarão e amendoim, pode até ter incômodos respiratórios como parte de um quadro de anafilaxia, com outros sintomas mais graves.

Bebidas fermentadas, como vinho tinto e cerveja, queijos envelhecidos e embutidos podem desencadear alergia e causar congestão.

Alimentos muito quentes ou temperados podem provocar a rinite gustatória. É uma reação local ao estímulo exagerado. A capsaicina, presente na pimenta, é uma das substâncias que parecem mais importantes nesse quadro. Chás muito quentes, mesmo os com ação descongestionante, também podem agravar a espirradeira.

Alimentos processados podem intensificar crises respiratórias. São ricos em gordura, conservantes e açúcar, substâncias que entram em circulação muito rapidamente e podem desencadear um processo inflamatório em todo o organismo. Como a asma, rinite e outros quadros envolvem também a inflamação, melhor maneirar.

Bebidas alcoólicas têm componentes que geram hipersensibilidade. Em certas pessoas, possuem ação vasodilatadora que pode intensificar a congestão nasal.

Leite é assunto mais polêmico. Alguns estudos mostram que o consumo aumenta o muco nas vias áreas, mas não existe consenso. Cientificamente não há estudos que comprovem essa relação direta, exceto em portadores de alergia à proteína do leite. O leite é um alimento rico em vitaminas, cálcio e outros nutrientes essenciais para as defesas do corpo, então não deve ser retirado da dieta sem orientação. Empiricamente, observa-se que alguns indivíduos sentem melhora quando reduzem os laticínios do cardápio.
Fontes: Renata Cocco, médica alergista; Eline de Almeida Soriano, médica nutróloga; Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista; Lara Natacci, nutricionista; Viviani Lazari Simomura, nutricionista.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes